O sistema de pagamentos instantâneos Pix, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, será premiado com o Prêmio BRAVO Beacon of Innovation pelo Conselho das Américas (COA), em cerimônia marcada para esta quarta-feira (20) em Miami, EUA.
Este reconhecimento do COA destaca o impacto significativo que o Pix teve na promoção da inclusão financeira no Brasil. O Pix revolucionou o ecossistema de serviços financeiros no país, simplificando pagamentos e transferências, ao mesmo tempo em que reduziu os desafios associados a essas operações.
Além disso, o Pix serviu de modelo para iniciativas semelhantes em bancos centrais ao redor do mundo, que buscam promover a inclusão financeira em seus próprios mercados. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, receberá o prêmio em nome da autarquia.
Desde o seu lançamento a menos de três anos atrás, o Pix tem tido um tremendo sucesso, agora em uso por mais de 700 instituições financeiras e por 80% dos brasileiros adultos, avançando em inclusão financeira no Brasil em uma taxa sem precedentes.
Trecho do texto do Conselho das Américas (COA)
O COA, uma organização empresarial internacional, destacou o profundo impacto do Banco Central do Brasil na promoção da inclusão financeira por meio do Pix. O sistema se tornou um exemplo global de como a inovação pode transformar positivamente o setor financeiro, inspirando outros bancos centrais a seguir o mesmo caminho em busca da inclusão financeira em suas respectivas regiões.
Os patrocinadores deste prêmio, que reconhece a excelência e a liderança nos negócios e políticas no Ocidente, incluem empresas notáveis como Bank of America, JeffreyGroup, The AES Corporation, Grupo Mariposa, Pfizer, CHUBB Latin America, Diageo Plc, Fitch Ratings, Mastercard, Moody’s Investors Service, Salesforce, SAP, FedEx Express e Grupo Promerica.