O WhatsApp agora oferece a opção de fazer e receber pagamentos direto nas conversas pelo app, e sem pagar taxas. O serviço de pagamentos pelo WhatsApp é habilitado pelo Facebook Pay e Facebook Pagamentos, autoridades autorizadas pelo Banco Central, e as transferências são processadas pela Cielo.
Lista de bancos que aceitam pagamentos e transferências pelo WhatsApp
Para usar o novo serviço, você precisa cadastrar um cartão de débito, de débito e crédito, ou cartão pré-pago de um dos bancos participantes. Os bancos e cartões correspondentes que aceitam atualmente as transferências pelo WhatsApp são:
Banco do Brasil: Visa
Banco Inter: Mastercard
Bradesco: Visa
Itaú: Mastercard
Mercado Pago: Visa
Neon: Visa
Next: Visa
Nubank: Mastercard
Santander: Mastercard
Sicredi: Mastercard e Visa
Woop, a conta digital da Sicredi: Visa
Confira o tutorial passo a passo
Mas como você pode começar a fazer e receber pagamentos pelo WhatsApp? Veja no tutorial abaixo.
Clique nos três pontinhos do canto superior direito da janela do WhatsApp e depois em Pagamentos.
Clique em Começar depois em Continuar na página seguinte.
Na página seguinte você precisa clicar na caixa concordando que o Facebook Pay compartilhe seus dados com outras empresas do Facebook. Esse compartilhamento de dados segue as regras do Banco Central para esse tipo de transação.
Na próxima página você precisa cadastrar um PIN de seis números, depois há a opção de habilitar a biometria do seu celular (impressão digital) para confirmar as transferências. Habilitando a impressão digital é possível fazer transferências com um toque, sem essa função é preciso digitar seu PIN para confirmar todas as transações.
Nas páginas seguintes você registra seu nome completo e CPF, depois seu endereço. Agora é preciso digitar o número do cartão débito e os três dígitos verificadores que ficam atrás do cartão.
Por fim, para verificar seu cartão, o WhatsApp Pay envia um SMS do seu banco com um código de seis número, que você então você precisa digitar na página de registro do WhatsApp.
Após confirmar o cartão aparece uma tela onde você pode mudar seu PIN, habilitar sua impressão digital (caso não tenha feito antes), ou remover o Facebook Pay do seu aparelho.
Agora é só entrar na conversa com a pessoa para quem você quer fazer a transferência, clicar nas três bolinhas do canto superior direito da conversa, clicar em Pagamentos, clicar em Novo Pagamento na base da janela e digitar o valor.
Para que a pessoa realmente receba a transferência, ela também precisa ter um cartão de débito cadastrado no WhatsApp. Se ela ainda não tiver um cartão cadastrado, a transferência fica pendente por 1 dia e 23 horas e depois expira.
Segurança do Pagamentos do WhatsApp
O WhatsApp diz que os dados do cartão e das transferências são protegidos por criptografia de ponta a ponta. Para garantir sua segurança com o serviço é importante nunca compartilhar seu PIN do Facebook Pay, que funciona como uma senha bancária, e de preferência habilitar sua biometria como método para confirmar transferências.
Outras dicas de segurança: não faça transferências a pedidos de pessoas de números desconhecidos, mesmo que a pessoa tenha informações como seu nome e o nome de um amigo ou parente. Mesmo que o número do WhatsApp seja de um conhecido, desconfie. Peça para a pessoa dar um detalhe que só vocês saibam, como onde se conheceram. Observe se a pessoa está se referindo a você de algum jeito diferente, como fez o advogado Renato Pontes, que escapou de uma tentativa de golpe pelo WhatsApp através da conta invadida de um amigo. Tente ligar diretamente para o celular da pessoa e confirmar que ela está mesmo pedindo o dinheiro.