Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Warby Parker, uma fabricante de óculos norte-americana, lançou na semana passada uma atualização para seu app para iOS que permite aos usuários realizar exame de vista e renovação de prescrição de óculos e lentes de contato sem sair de casa. O aplicativo de saúde visual emite prescrição por US$ 15 (cerca de R$ 77, na cotação de hoje), sem oculista, e até entrega o acessório em casa, isso se a pessoa morar nos Estados Unidos ou Canadá.

homem de óculos mexendo no celular ao lado de tela de iphone exibido perguntas

Imagem: Reprodução/Warby Parker

Embora a compra esteja disponível apenas para os dois países citados, o exame de vista é gratuito, e funciona de maneira simples no app. Primeiro, o usuário baixa o aplicativo na loja virtual da Apple e, ao escolher a função Virtual Vision Test, responde a algumas perguntas sobre a saúde visual. Por último, o usuário posiciona o celular a três metros de distância e, usando os óculos, segue as orientações de leitura das letras que aparecem — tal qual num optometrista.

publicidade
Versão para Android ainda sem previsão

A Warby Parker requer, no mínimo, que o app rode em um iPhone 6, e até o momento, não tem previsões para levar o teste de vista para o Android. A empresa já oferecia testes de prescrição com o Prescription Check, mas este também dependia de um computador. No novo app, a fabricante alega utilizar um algorítimo próprio em combinação com o sistema Vision Framework dos dispositivos da Apple para emitir seus diagnósticos.

Confira o app de exame de vista da Warby Parker em prática abaixo, no vídeo oficial de apresentação do aplicativo:

O app não é a única forma digital de testar a qualidade da vista: no começo do ano, o VisionCheck 2 também avalia a condição visual do usuário, mas através de um gadget. Ambos declaram não substituir o papel de um optometrista: a Warby Parker usa as perguntas da primeira etapa para determinar se a renovação da prescrição pode ser feita sem problemas, ou se o caso agravou o suficiente para precisar do parecer de um profissional.

publicidade

Via The Verge