Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A companhia chinesa Baseus está trabalhando num produto chamado Hama Car Charger, que deve ser um carregador super-rápido de 100W para acendedores de cigarro de carro, e baseado no protocolo de carregamento Quick Charge 5.0 da Qualcomm.

O padrão Quick Charge 5.0 da Qualcomm foi anunciado em 2020 e é uma tecnologia de código aberto, o que significa que outras companhias podem licenciar o padrão e usá-lo em seus produtos. A tecnologia permite carregar uma bateria de 4.500mAh em apenas 15 minutos.

publicidade

A Baseus é uma companhia especializada em acessórios para carregamento, como carregadores para carros, carregadores por indução sem fio Qi, power banks e cabos. A primeira imagem do carregador para carro de 100W foi encontrada no site da Qualcomm, junto com um certificado para uso da tecnologia Quick Charge 5.

Pela imagem em baixa definição disponível, é possível ver que o carregador de 100W da Baseus terá duas entradas USB tipo C e uma entrada USB tipo A.

Mas para ter o carregamento super-rápido desse novo carregador para carro o usuário precisa ter um aparelho compatível com o padrão Quick Charge 5.0. O problema é que só alguns celulares mais recentes contam com essa tecnologia. Uma vantagem é que o Quick Charge 5.0 da Qualcomm é compatível com as versões anteriores do protocolo, Quick Charge 4.0, 3.0 e 2.0. Além disso, em teoria, o carregador deve funcionar com praticamente todo aparelho que possa ser carregado por USB.

publicidade

Não há muito mais informações sobre quando o Hama Car Charger chegará ao mercado. Mas a Baseus é uma companhia presente em vários países, então é possível que o carregador para carro de 100W com tecnologia da Qualcomm seja vendido nos EUA, Reino Unido, Índia e Brasil.

Via XDA Developers