Segundo um novo relatório da companhia de análise do mercado de apps App Annie, o mercado de games mobile cresceu em 30% nos meses de pandemia. No mundo todo, os usuários gastaram US$ 1,7 bilhão por semana com jogos de celular no primeiro trimestre de 2021, o que corresponde a um aumento de 40% dos gastos do tipo registrados antes da Covid-19.
O maior crescimento de gastos com games mobile aconteceu nos EUA e Alemanha para as Américas e Europa Ocidental. Enquanto isso, Arábia Saudita e Turquia impulsionaram o crescimento de gastos com jogos de celular no resto do mundo.
Games mobile dominam agora o crescimento do consumo de jogos digitais no geral. Mas como o relatório da App Annie apontou, a experiência de jogos digitais em console e celular está se fundindo. Dispositivos móveis estão cada vez mais oferecendo gráficos e jogabilidade compatíveis com as de console, e o mercado de games na totalidade vai se beneficiar com um engajamento maior entre plataformas.
Os jogos para celular que mais lucraram entre 2020 e 2021 foram Lineage M, Lords Mobile, Roblox e PUBG Mobile. Segundo a App Annie, a experiência multiplataforma desses games ajudou a gerar engajamento de longo prazo e aumentou o potencial de monetização. E as desenvolvedoras de videogames já notaram essa tendência, e estão fazendo dos games mobile uma prioridade para expandir sua base de usuários.
Outro jogo de destaque no relatório foi Among Us, que ficou em primeiro lugar em downloads para celulares em 2020 nos EUA, Coreia do Sul e Reino Unido.