Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Muitas pessoas ainda possuem uma certa resistência em utilizar a pesquisa de voz do Google. Isso acontece por muitos estarem acostumados a digitar, achando mais fácil e rápido utilizar a forma tradicional de pesquisa através do teclado. Mas, segundo uma publicação no blog do Google realizada no último dia 02/06, usar a voz para navegar pela internet está se tornando cada vez mais comum. De acordo com a pesquisa do site Statista, 42% da população global já utilizam o comando. A pesquisa ainda aponta que 39% da população da América Latina usa o recurso de voz em qualquer dispositivo.

O Google afirma que a tendência é que esses números cresçam cada vez mais em decorrência de um grande número de usuários novos na internet, nos quais não utilizam computadores ou não estão acostumados a digitar pelo celular. Assim, começar a usar o comando de voz é mais fácil para essas pessoas que não estão habituadas a usar teclados. A empresa ainda lançou um Manual de Voz (somente em inglês, por enquanto) “para ajudar a indústria de tecnologia a entender melhor por que as pessoas estão usando sua voz…”

publicidade

Baki orienta a indústria da tecnologia sobre a importância de entender e melhorar a experiência da pesquisa voz dos usuários, com o objetivo de melhorar a acessibilidade das ferramentas, como melhorar os ícones que ilustram o comando de voz para uma fácil identificação, dividir as frases longas em passagens mais curtas e se encaixar nas realidades diárias na fala das pessoas (levando em consideração as pausas, a respiração e o tempo em que a pessoa pensa antes de terminar a frase). O diretor ainda diz: “À medida que mais centenas de milhões de pessoas em todo o mundo ficam online, queremos que a voz pareça mais natural e útil. Estamos ansiosos para ajudar mais pessoas a usarem a voz – e se sentirem ouvidas.”

Imagem: Ekaterina Bolovtsova/Pexels/CC

publicidade