Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

No passado, o dilema de mudar de operadora era grande não apenas pela adaptação a um novo serviço, mas também pela perda de número. Porém, desde 2009, se tornou possível solicitar portabilidade numérica, assim esse problema não existe mais. O consumidor mantém seu mesmo número, e pode aproveitar outras ofertas de serviços disponíveis no mercado.

Mas, como fazer a solicitação da portabilidade numérica para outra operadora? É isso que vamos responder.

publicidade
Tudo começa com a compra de um chip da nova operadora

Muitos se questionam se é necessário solicitar a portabilidade antes ou depois da compra de um novo chip. A resposta é: depois. É necessário já estar com o SIM da empresa pretendida, mas calma: o número que acompanha esta nova linha não será definitivo. Sendo assim, o processo de transferência numérica “apagará” ele, trazendo o seu número original da outra operadora.

É necessário estar no plano pré-pago

Contudo, toda operadora exige o usuário que deseja solicitar a portabilidade mude seu plano com a empresa atual para o pré-pago. A exigência se dá porque planos pós colocam o consumidor em um contrato mensal de pagamentos, criando vínculos que a sua futura operadora não pode desfazer. Por outro lado, um plano de recargas envolve bem menos burocracia. Afinal, o usuário só usufrui de serviços quando realiza recargas.

Linha não pode estar em nome de terceiros

Além disso, outra informação crucial para o processo envolve a perfeita sincronização dos dados. Assim, o usuário só pode trazer o número da operadora X para a Y, caso CPF e outros dados pessoais sejam os mesmos. É possível, porém, que linhas possam estar no nome de pais ou outros terceiros. Nesse caso específico, é necessário regularizar a situação com a operadora atual para que a solicitação de portabilidade transcorra sem problemas.

Outras informações

Vale lembrar que, além de tudo que já foi explicado, a portabilidade só é possível entre números no mesmo DDD. Além disso, faturas em aberto ou em atraso na sua atual operadora não é impeditivo para a transformação da linha em pré-paga. Pelas regras da Anatel, uma operadora não pode recusar a portabilidade de uma linha telefônica no seu nome, mesmo que existam débitos com a operadora antiga.

publicidade

Será necessário cadastrar seus dados no novo chip mesmo antes do processo de portabilidade. É procedimento exigido no Brasil, não se preocupe. Enfim, com estas informações, vamos ao processo, empresa por empresa!

Como solicitar portabilidade na Vivo
  • De posse do seu chip da Vivo ativado, envie um SMS para 7678 com DDD e o número do seu telefone
  • Este número inserido receberá um código de confirmação, no chip da sua ainda atual operadora. Anote-o
  • Envie o código de confirmação via SMS para 7678
  • Confirme informações cadastrais, como CPF

Com isto feito, se tudo estiver regular — diante dos termos acima listados — a transferência do número acontecerá em um prazo informado em dias úteis. O atual número, que veio com o chip, será substituído pelo da sua antiga, após a solicitação de portabilidade. É possível acompanhar o processo no app Meu Vivo.

Depois disso, o usuário terá uma linha pré-paga. Há também um processo online para portabilidade: na loja virtual, o usuário interessado em pacotes pós pode solicitar a portabilidade já no processo de aquisição do plano, em uma experiência guiada.

Como solicitar portabilidade na Claro
  • Ative seu chip Claro ativado, e envie um SMS para 1970 com DDD e número do seu telefone, sem espaços
  • Responda à mensagem recebida com o seu CPF
  • Seu número ainda na atual operadora receberá um código de confirmação. O copie
  • Através do SIM da Claro, envie o código também para o número 1970

Assim, o processo de solicitação da portabilidade terá sido finalizado. Dessa forma, o usuário deverá, também, aguardar um prazo em dias úteis para efetivação da transferência do número, que sobrescreve a linha temporária do Claro chip adquirido.

Também é possível solicitar a transferência numérica durante o processo de aquisição de um smartphone na loja virtual da operadora. Basta selecionar “Quero trazer meu número para a Claro” durante a aquisição de dispositivo e plano, e preencher os dados solicitados no processo de compra.

A Claro, possui ainda, um terceiro caminho para o usuário solicitar a portabilidade. Desse modo, é válido apenas para quem for adquirir o plano Claro Flex. Durante a contratação do serviço, ainda com a linha provisória, vá até Mais >Portabilidade e insira seu número.

Como solicitar portabilidade na Tim
  • Do seu chip Tim ativado, envie um SMS para 4441 com a palavra MANTER
  • Após, responda à mensagem com seu número, com DDD
  • No seu número a ser mantido, anote o código recebido
  • De novo, pelo chip Tim, confirme o código recebido na outra linha

A operadora também descreverá um prazo em dias úteis para a confirmação da portabilidade, e poderá solicitar informações adicionais, como documentos, para a efetivação da transferência. Ainda assim, a Tim também conta com uma loja online na qual interessados em aparelhos e planos pós podem solicitar a manutenção do número já no processo de compra. Basta selecionar, em um produto, “Trazer meu número para Tim” na opção “Sobre seu pedido”.

Como solicitar portabilidade na Oi
  • Do seu chip Oi ativado, envie um SMS para 27531 com DDD mais número, tudo junto
  • Na sua linha a ser portada, anote o código recebido
  • Volte ao chip Oi e envie o código também para 27531

A Oi, então, enviará o protocolo em até 24 horas com a data prevista para acontecer o processo de portabilidade. Assim que ela for concluída, a empresa envia mais uma mensagem, confirmando o êxito da migração.

Além disso, muitas lojas de operadoras também fornecem o serviço de solicitação da portabilidade em suas lojas físicas. Aliás, em tempos de pandemia, o processo remoto é o ideal, e também o mais prático. Se durante a transição julgar válido também adquirir um novo aparelho, não deixe de conferir nosso guia sobre celulares com desconto vinculado a operadoras.

Imagem: Andrea Picquadio/Pexels