Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um estudo realizado pela empresa de armazenamento em nuvem pCloud investigou quais apps gastam mais bateria nos smartphones. Na lista, a empresa considerou os 100 aplicativos mais populares do planeta, classificando-os de acordo com seu efeito negativo no consumo de carga.

Seis das 20 primeiras posições foram ocupadas por apps de redes sociais. O Facebook ficou em quinto lugar, com 82%; o Instagram em 8º, com 79%; o Snapchat em 11º, o WhatsApp em 12º e o YouTube em 14º, todos com 77%; e o LinkedIn em 20º, com 72%. Todos estes apps rodam, em média, 11 programas em segundo plano — um dos recursos que gastam mais bateria em um celular.

publicidade

No pódio, os campeões da drenagem foram os apps FitBit (monitoramento de exercícios físicos) e My Verizon (exclusivo da operadora nos EUA). Ambos rodam 14 de 16 apps possíveis em segundo plano, entre eles funções pesadas como câmera, localização, microfone e Wi-Fi. A pontuação dos aplicativos foi de 92%.

A pCloud avaliou três fatores na avaliação dos apps: o consumo de vida da bateria, os programas executados em segundo plano e a habilitação de modo escuro. Vale observar que a ativação de modo escuro em um celular com tela OLED economiza até 30% da bateria.

Infográfico da pCloud com os apps que gastam mais bateria

Os 20 apps que gastam mais bateria, segundo estudo da pCloud (Divulgação/pCloud)

Apps de paquera no top 20

Todos sem modo escuro, três apps de namoro ficaram entre os 20 mais “gastões” na lista da pCloud. O Tinder figurou na 9ª posição, com uma pontuação de 77%, seguido pelo Bumble, na 10ª, também com 77%, e o Grindr, na 18ª, com 72%. Em média, estes apps rodam 11 aplicativos adicionais em segundo plano.

A pCloud também fez um estudo sobre os apps que ocupam mais espaço de armazenamento. O app da United Airlines encabeçou a lista com um peso de 437,8 MB no telefone, à frente de Lyft e Uber, respectivamente, com 325,1 MB e 299,6 MB. O Uber, aliás, também ficou na terceira posição entre os apps que mais gastam bateria, com uma pontuação de 82%.

publicidade
Infográfico da pCloud mostrando os apps que mais consomem armazenamento em smartphones

Os apps que mais consomem armazenamento nos smartphones (pCloud/Divulgação)

Via Phone Arena

Imagem: Christian Wiediger/Unsplash/CC