Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um pesquisador da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP desenvolveu um app gratuito para ajudar estudantes, pais e profissionais de educação física a combater o sedentarismo. Batizado de Educativo EF, o aplicativo ajuda a monitorar índices de competência motora durante as aulas e aplicar didáticas mais eficientes conforme os resultados.

Pesquisador da EEFE e desenvolvedor, Fernando Garbeloto dos Santos usou como base a importância das aulas de educação física para a formação do indivíduo. Em sua tese de mestrado, Garbeloto identificou que este conjunto é essencial para que as pessoas sejam aptas à prática de exercícios mais complexos e com maior integração social.

publicidade

Confira a apresentação do app de educação física abaixo:

Monitor para professores, catálogo para alunos

O Educativo EF é voltado especialmente para resolver o problema de desnível nas aulas. “Quando as modalidades propostas não são adequadas às turmas, gera-se desincentivo, seja porque os alunos a consideram muito fácil ou muito difícil”, explica o pesquisador ao Jornal da USP. Ele ainda conta que as consequências do desajuste levam alunos a se desestimular das práticas, o que essencialmente leva crianças ao sedentarismo.

Além das métricas para professores, o app de educação física também é útil para os alunos. O Educativo EF oferece um catálogo de todas as dinâmicas reconhecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ajudando no esclarecimento de dúvidas sobre os exercícios. “Por isso, o aplicativo traz a biblioteca digital, contendo dicas de saúde, resumos de artigos científicos que mostram informações confiáveis sobre atividade física e saúde, incluindo lazer e esporte”, completa.

publicidade

Por fim, o app também lista áreas de lazer seguras para prática de exercícios conforme a região do usuário. O Educativo EF está disponível para download gratuito na Play Store, nas versões aluno e professor. Interessados precisam fazer um cadastro no app para utilizar os serviços.