Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O YouTube divulgou uma pesquisa um tanto quanto inusitada nesta segunda-feira (10/5). Ela indica as saudações mais utilizadas entre os criadores de conteúdo da plataforma. O levantamento também mostra como as saudações mudaram nos últimos anos.

De acordo com o YouTube, o levantamento foi feito a partir das legendas geradas automaticamente na plataforma em mais de um milhão de vídeos. Destes, foram escolhidos os vídeos com mais de 20 mil visualizações e canais com mais de 20 mil assinantes. Segundo a pesquisa, a saudação mais comum entre os criadores é a Hey Guys (“Olá, pessoal”), seguida pela gíria What’s up (“E aí”) em segundo lugar.

publicidade

A pesquisa do YouTube ainda catalogou termos de acordo com as categorias dos vídeos, incluindo tecnologia, ASMR, Beleza e esports. Segundo a plataforma, o termo Hey Guys é o campeão entre os vídeos de beleza, com 17% de incidência, além dos vídeos de ASMR, com 10% das saudações mais citadas.

Já vídeos sobre turismo, por sua vez, costumam utilizar uma linguagem menos informal, começando com a expressão Good morning (“bom dia”) entre as suas favoritas. Este detalhes também reflete no comportamento, mostrando um perfil diferente no conteúdo mostrado.

YouTube divulga saudações mais utilizadas por criadores de conteúdo. Divulgação: YouTube

Linha do tempo

O levantamento também mostra como algumas expressões caíram em desuso ao longo dos anos no YouTube. Por meio de uma linha do tempo, é possível conferir os termos mais utilizados pelos criadores na última década. Curiosamente, “Hey Guys” segue invicto como o favorito, já as saudações da segunda e terceira posições mudam constantemente.

publicidade

YouTube divulga saudações mais utilizadas por criadores de conteúdo. Divulgação: YouTube

Em algum momento entre 2010 e 2012, por exemplo, o Good morning caiu em desuso na plataforma, caindo de quarto para sexto lugar. No entanto, a partir de 2013 ele volta a figurar entre os mais utilizados ocupando as primeiras posições do ranking.

Pode até não parecer, mas estes refletem diretamente em como o YouTube modificou seus algoritmos de alcance ao longo dos anos. Provavelmente, nos períodos em que o termo esteve em alta, os vídeos mais vistos eram publicados na parte da manhã.

A linha do tempo também mostra que algumas saudações caíram em completo desuso, como o termo All Right (tudo certo) que despencou de terceiro para nono lugar em um intervalo de pouco mais de três anos.

YouTube divulga saudações mais utilizadas por criadores de conteúdo. Divulgação: YouTube

Saudações preferidas dos Brasileiros

A pesquisa do YouTube também abordou as saudações de outras línguas ao redor do mundo, incluindo os termos favoritos entre criadores do Brasil, França, Alemanha e México.

De acordo com o YouTube, as saudações mais utilizadas pelos brasileiros são:

  • Oi gente
  • Olá pessoal
  • E aí
  • Oi pessoal
  • Oi oi

A pesquisa completa de saudações do Youtube está disponível na página de cultura e tendências da plataforma.

Via The Verge
Imagem: Szabo Viktor/Unsplash