Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Procon-SP anunciou na terça-feira (04/05) o lançamento de um novo sistema digital em parceria com a Prodesp, visando permitir que todo o atendimento de defesa do consumidor seja feito pelo site ou pelo app. No celular ou no computador, os usuários poderão realizar processos como abertura de reclamação, acompanhamento e autos de infração de forma totalmente remota. A nova plataforma também permite que as audiências de conciliação ocorram por meio da ferramenta de videoconferências Microsoft Teams.

Para viabilizar essa implantação, a Prodesp, que é uma empresa de tecnologia do estado de São Paulo, usou duas plataformas de negócios da Microsoft, a Dynamics 365 e a Power Platform. Um dos objetivos do novo sistema de atendimento digital é tornar o Procon-SP menos burocrático, próximo às necessidades do consumidor e capaz de garantir respostas às demandas.

publicidade

Outro foco no desenvolvimento do novo sistema está na agilidade que a digitalização de processos poderá oferecer, que também resultará em diminuição de espaço físico graças à redução de processos e documentos registrados no papel. Além disso, a novidade pretende tornar as operações mais práticas e intuitivas para os usuários, com um canal de interação direto com o app ou site do Procon-SP.

Fiscais vão trocar o talonário por tablets

Já os operadores fiscais do órgão terão em mãos tablets, onde as informações serão digitalizadas e transmitidas em tempo real, com as publicações no Diário Oficial também sendo automatizadas. A implantação do sistema deverá ser gradativa, para permitir que sejam feitos ajustes necessários. O app na Play Store tem sua última atualização datada em 29 de abril de 2021, informando a nova plataforma Procon-SP Digital. Já o app para iOS na App Store, com a última atualização ocorrida no dia 02 deste mês de maio, registra apenas ajustes e melhorias. A avaliação do app nas duas lojas é menor que 3, de 5 possíveis.

O órgão de defesa do consumidor informa que empresas como a Casas Bahia, a Samsung e a concessionária Vivo já integram a primeira etapa do processo. Empresas interessadas no novo sistema podem procurar o Procon-SP, assim como os Procons municipais, que ao aderirem à ferramenta, terão acesso ao app e às demais ferramentas digitais.

publicidade

Via Olhar Digital