Os aplicativos de Facebook e Instagram no iOS agora mostram avisos pop-up aos usuários, explicando que o sistema de rastreamento nas plataformas ajuda a mantê-las “gratuitas”. A atualização, detalhada no blog do Facebook na semana passada, é mais um episódio na campanha de Mark Zuckerberg contra as atualizações de privacidade no sistema operacional da Apple.
O Facebook se refere aos avisos pop-up como “telas educacionais” e explica que eles fornecem mais detalhes sobre como a empresa utiliza o rastreamento de dados para “anúncios personalizados”. “Esta versão do iOS exige que solicitemos permissão para rastrear dados desses dispositivos para melhorar seus anúncios”, diz o texto publicado no final do ano passado, e atualizado em fevereiro desse ano. “Saiba como limitamos o uso dessas informações se você não ativar esta configuração no seu aparelho. Usamos informações sobre sua atividade em outros apps e sites para mostrar anúncios mais personalizados, ajudar a manter o Facebook gratuito e apoiar empresas que dependem de anúncio para alcançar seus clientes.”
Nas versões mais recentes do iOS, são os proprietários de celulares que permitem aos desenvolvedores o compartilhamento do Identificador para Anunciantes (IDFA, na sigla em inglês) para coleta de dados entre os apps. Segundo a nova política da Apple, os desenvolvedores ainda podem usar outras informações dadas pelos usuários para publicidade direcionada, mas estes dados não podem ser compartilhados com outra empresa para rastreamento.
Facebook x Apple
O Facebook é o principal crítico das atualizações de privacidade da Apple. Recentemente, por meio de um anúncio publicitário em jornais de grande tiragem como The Washington Post e New York Times, a companhia de Mark Zuckerberg alega que a Apple age, em benefício próprio, para mudar o modelo de negócios em torno dos apps. O texto diz que as atualizações “vão mudar a internet como conhecemos” e forçar sites e blogs a “cobrarem taxas de assinatura” devido à falta de anúncios personalizados.
“A Apple usa sua posição dominante para interferir na forma como nossos e outros aplicativos funcionam, o que eles fazem regularmente para dar preferência aos deles”, disse Mark Zuckerberg, durante uma teleconferência no início de janeiro. “Isso impacta o crescimento de milhões de empresa em todo o mundo, inclusive com as próximas mudanças do iOS 14.”
Via The Verge