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O interessante dos serviços de streaming é assistir o que quiser a hora que quiser, sem intervalos comerciais, certo? Em uma tentativa de unir o útil ao agradável, a operadora Vivo iniciou seus trabalhos de T-commerce, que é quando a interatividade da TV digital e de Smart TVs é utilizada como um potencial canal de vendas.

Sendo assim, a plataforma Vivo Play, na web e diretamente nos set-up boxes da TV por assinatura da marca, começou a apresentar o serviço Vivo Shopping. Entre os conteúdos disponíveis — e também em uma guia dedicada — a empresa começou a destacar vídeos com a experiência de produtos comercializados por ela, como smartphones, headsets, caixas de som, e até planos como os Vivo Selfie e Vivo Easy.

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Quem clicar, ao final dos conteúdos poderá escanear um QR Code e finalizar a compra de produtos, serviços ou pacotes pelo celular. A empresa acredita que isso fortalece sua estratégia digital que, por exemplo, inclui um hub de vendas no app Meu Vivo, cuja premissa principal é permitir ao usuário acompanhar consumo de saldo e outros detalhes dos planos contratados.

T-commerce para alguns, propaganda para outros

Enquanto a Vivo inicia a exploração de um novo canal de vendas através de seus decodificadores de TV e Smart TVs, não deverá ser difícil encontrar usuários incomodados com anúncios dos produtos dentro de uma plataforma de streaming. Tudo bem que alguns serviços oferecem conteúdos gratuitos mediante vídeos publicitários. Não é a situação do Vivo Play, que é uma plataforma exclusiva para assinantes.

Em todo caso, o T-commerce não é tão novo assim no Brasil, de forma geral: a maioria das operadoras de TV por assinatura já oferta há mais de uma década pacotes adicionais, add-ons, ou outras formas de turbinar a experiência de TV, internet e telefonia do usuário diretamente por seus set-up boxes. Ou seja, vendem novos serviços pela tela. A principal novidade da Vivo nesse canal é oferecer produtos físicos, hardware mesmo. Será que a moda pega?

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