Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Uma parceria da Ambev com a Take and Go, uma startup de distribuição de cervejas, colocou uma vending machine que aceita pagamentos via app na portaria de prédios, clubes e condomínios. As geladeiras, que funcionam em qualquer local com tomada e Wi-Fi disponível, comercializa até 300 cervejas 24 horas, sete dias por semana, vendendo o produto através de poucos cliques em um app de smartphone.

A compra é realizada de maneira totalmente digital, através do cadastro de cartões para transações online, sem necessidade de tocar em maquininhas de cartão de crédito ou ter dinheiro e moedas à mão. O aplicativo para aquisição de cerveja na vending machine está disponível via Google Play e App Store.

publicidade

Para utilizá-la, o usuário precisa baixar o app e fazer o cadastro. Além das informações de compra, é preciso mandar uma cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que garante a maioridade do usuário. Uma vez cadastrado, o comprador abre o app e aponta para o QRCode da vending machine, que irá destravar e liberar acesso às cervejas.

A geladeira possui um sistema de detecção que faz reconhecimento por imagem de qual cerveja foi retirada. Uma vez que o cliente retira a bebida, a vending machine “vê” qual cerveja é e cobra o valor diretamente do cartão cadastrado no app.

Vending machine de cerveja por app está presente em 15 estados

A Take and Go foi fundada pelos empreendedores Evandro Chicoria e Yoshitaka Terasawa, que se juntaram ao engenheiro eletricista e desenvolvedor de IA, Vinícius Orsi Valente. Hoje, a cervejaria trabalha especificamente no setor de licenciamento, oferendo os produtos alinhados com os hábitos de consumo do público local, hábitos esses que se intensificaram com a pandemia.

Com aporte inicial de R$ 100 mil, que cobriram as despesas da prototipagem e do lançamento, a cervejeira Take and Go foi lançada oficialmente em maio de 2020 com cinco geladeiras. Até o final de 2020, a startup instalou 50 geladeiras e, no primeiro trimestre 2021, distribuiu 500 pontos de venda em 15 estados brasileiros.

publicidade