Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Alguns aplicativos para Android (conhecidos como wrappers) oferecem interfaces diferentes para acessar o Facebook, e muitos usuários consideram elas melhores que o próprio app da companhia. Mas agora, o Facebook está tomando medidas legais para derrubar essas apps de terceiros, incluindo enviar avisos de cease-and-desist através de seus advogados. 

Em resposta a essas ameaças de processo, pelo menos dois desenvolvedores resolveram remover seus apps da Play Store. Swipe e Simple Social já não podem mais ser baixados através da loja. O Facebook não querer que apps de terceiro acessem sua plataforma é compreensível, mas a companhia de Mark Zuckerberg resolveu pesar a mão e até apagar as contas pessoais de um desenvolvedor no FB e Instagram.

publicidade

Como o desenvolvedor do Swipe for Facebook escreveu no fórum do Reddit do aplicativo: “É com o coração pesado que chega o dia de dizer adeus para o Swipe for Facebook. Hoje recebi um aviso de cease-and-desist de advogados do Facebook Inc. Minhas contas no Facebook e Instagram também foram permanentemente derrubadas (infelizmente cortando meu acesso a muitas memórias e contato com muitos parentes distantes). Acredito que isso aconteceu com outros desenvolvedores, significando que a era dos apps wrappers para Facebook finalmente acabou. Por causa de tudo isso, removi o Swipe for Facebook e Swipe Pro for Facebook da Play Store do Google. O app ainda vai funcionar para quem já o tem, mas não sei dizer por quanto tempo”.

O desenvolvedor do Simple Social deu mais informações sobre o caso envolvendo o Facebook para o Android Police. “Removi o Simple Social e o Simple Lite [da Play Store] por causa da ameaça que outros desenvolvedores receberam. O dev do Swipe recebeu um aviso de cease-and-desist e sua conta pessoal foi desativada. O Simple foi removido porque não quero perder minha conta pessoal no Facebook”, escreveu Jorell Rutledge. “Aparentemente você não tem permissão para oferecer aos usuários uma experiência melhor do que o app do Facebook oferece.”

Via SlashGear

Imagem: Barefoot Communications / Unsplash

publicidade