Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Sony vem desenvolvendo há algum tempo a tecnologia 360 Reality Audio, que inclusive conta com um experimento para Android e iOS através de uma parceria com o Deezer. Esse projeto visa aprimorar o áudio espacial através do codec MPEG-H 3D, e conta com uma alta aposta da japonesa para ser uma tendência no futuro.

Até agora, era necessário utilizar produtos específicos de ponta a ponta para garantir o resultado desejado. Por exemplo, um fone ou caixa de som da própria Sony compatível com a tecnologia, um app (como o Deezer 360), e um smartphone selecionado. Isso é um tanto burocrático e restritivo, mas novidades envolvendo o Android podem apontar para uma integração a nível sistêmico da tecnologia, o que tornaria a vida dos usuários mais fácil.

publicidade

Como o sistema do Google é um projeto de código aberto, muitas das suas alterações podem ser acompanhadas no seu repositório público de códigos. Foi lá que o pessoal do XDA Developers achou uma adição interessante, que mostra os trabalhos dos programadores para incluírem a tecnologia 360 Reality Audio nativamente no Android. Um dos trechos mais significantes, com upload feito por um desenvolvedor da Sony, menciona que o patch integra suporte à tecnologia “360RA”, abreviação do projeto espacial de som.

Novidade para o Android 12?

Não sabemos, porém, se os testes oferecerão resultados satisfatórios para que o Google oficialize o 360 Reality Audio como um recurso oficial do Android, no futuro. No segundo semestre a 12º versão do SO será oficializada. Grandes atualizações geralmente reservam grandes novidades em termos de ferramentas e recursos.

Vale destacar que com o suporte a nível sistêmico, o Deezer Hi-Fi, Tidal e outros poderão deixar de deter exclusividade quanto a aplicação do codec em suas experiências, mas o suporte ainda dependerá dos apps que desejarem trabalhar com essa tecnologia. Claro, a Sony continuará vendendo seu peixe dizendo que seus acessórios de áudio serão o melhor caminho para a experiência de música 3D. Mas na prática ela terá bem mais concorrência.

Via XDA Developers

publicidade

Imagem: StockSnap/Pixabay/CC