Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Estudantes da Universidade Federal de São Paulo desenvolveram dois apps que intermediam o contato entre produtores de alimentos e bares, restaurantes e empreendimentos alimentícios. Os programas foram vencedores da maratona de projetos Sancathon, que contou com 500 participantes de 22 estados.

Food Trends

Um dos vencedores da maratona, o Food Trends utiliza mineração de dados de apps populares do setor de delivery para estimar o consumo de determinados alimentos em cada região. Com estes dados, o app consegue segmentar restaurantes pela culinária oferecida e, classificando os pratos oferecidos automaticamente, emite estimativas de produtos necessários. Como resultado, os produtores de alimentos podem utilizar apps como o Food Trends para fazer ofertas mais precisas de alimentos aos restaurantes.

publicidade

“Quando a gente consegue segmentar um restaurante pela culinária que ele oferece, pelos pratos que ele tem, quais são os ingredientes que ele coloca, quando a gente chega nesse nível de detalhe, a segmentação fica muito grande e muito específica,” afirma Julio Vazquez Manfio, desenvolvedor do Food Trends. “Isso é ótimo para quem está abastecendo esses restaurantes, os distribuidores e a própria indústria.”

Hort-E
celular com app hort-e aberto sobre mesa cheia de alimentos

Imagem: Reprodução (Hort-E)

Outro app que interage diretamente com a cadeia de serviços alimentícios é o Hort-E. O aplicativo é um marketplace entre os produtores rurais e o comércio, permitindo acertar quantidades de alimentos e métodos de pagamento. Enquanto o produtor oferece seus itens, o cliente tem acesso aos alimentos disponíveis conforme a região. O app está desenvolvendo ainda uma versão para entregadores, mas não há mais informações no momento.

Os dois apps de contato entre produtores e restaurantes estão em etapas diferentes de desenvolvimento. O Food Trends foi adquirido como serviço da Smart Menu para produtores, e está disponível para baixar na Play e App Store. Já o Hort-E está em fase de aceleração na TechStart Food Innovation e ainda não possui previsão para chegada ao mercado.

Via Jornal USP

publicidade

Imagem: Nataliya Vaitkevich (Pexels)