Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Algo que tem chamado atenção dos moradores do Estado de São Paulo é o SIMI – Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo – que utiliza dados captados dos sinais dos smartphones para monitorar os índices de isolamento social durante a pandemia da Covid-19. Entenda como funciona.

Criado em abril de 2020, o SIMI é um sistema do Governo do Estado que utiliza dados das operadoras Vivo, Claro, Oi e TIM para medir a adesão à quarentena. Para isto, ele se base no tempo de conexão de cada celular com a torre de fornecimento do sinal da operadora. Imagine que o seu smartphone está o tempo inteiro conectado ao sinal de antenas. O alcance delas é limitado, de modo que, a cada tantos quilômetros, a operadora precisa colocar uma outra torre para manter a sua conexão.

publicidade

As operadoras conseguem registrar o momento em que cada celular deixa uma antena para se conectar em outra. Deste modo, se o cidadão estiver fazendo o isolamento social, pressupõe que não haverá a troca de sinais. Estes são os dados computados pelo governo.

Tecnologia não oferece risco para a privacidade

De acordo com secretaria de comunicação do estado de São Paulo, com o SIMI-SP, o Governo de São Paulo obtém informações dos percentuais de isolamento e de aglomeração vinculados a cada antena de telefonia móvel. O registro, no entanto, se trata apenas de números conectados a zonas de fornecimento, este levantamento não possibilita a captação de outros dados dos usuários, uma vez que não são analisadas as trajetórias individualmente e todos os dados são anonimizados e apresentados de forma agregada.

Ainda de acordo com o governo do Estado, o sistema também identifica locais com maior concentração de pessoas em pontos estratégicos das cidades. A análise de isolamento social é mapeada em municípios com mais de 30 mil habitantes e nos bairros de cidades mais populosas por meio de um índice de deslocamento populacional.

No caso de São Paulo, há um ranking dos municípios que mais estão seguindo o isolamento social. Outros estados como o Rio de Janeiro e Paraná também possuem tecnologias similares. Além disso, o instituto Inloco também possui um consolidado com o índice de isolamento nacional. No entanto, este serviço deixará de ser público a partir de abril de 2021. Confira enquanto ainda está disponível. 

publicidade