Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um acordo entre Microsoft e Nokia fechado hoje permitirá a criação e desenvolvimento de soluções sem fio 4G e 5G privadas, voltadas para empresas e prontas para o mercado. Com algumas etapas centrais de procedimentos, a parceria busca impulsionar a funcionalidade dessas redes para o usuário final empresarial.

Uma das abordagens consiste em combinar as soluções 4G e 5G de rede móvel da Nokia, como a Cloud RAN, a Open RAN, a Radio Access Controller (RIC) e a multiacesso Edge Cloud (MEC), com o Azure Private Edge Zone, da Microsoft. Essa combinação será capaz de permitir o processamento de dados próximo ao usuário final, oferecendo uma latência muito baixa para aplicativos baseados em 5G, como robótica em tempo real, realidade mista ou jogos.

publicidade

A parceria da dupla também envolverá a integração do RAN 5G da Nokia com o núcleo 4G e 5G do Azure, visando uma interoperabilidade capaz de permitir suporte aos casos de uso corporativos. Além disso, também existe o interesse das empresas em explorar mais oportunidades de implementação do servidor Nokia AirFrame Open Edge, que distribui computação de borda oferecendo suporte a implantações de nuvem de ponta e de ponta.

publicidade
Parceria das duas empresas pode impulsionar adoção do 5G

Para Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia, há um grande entusiasmo da empresa finlandesa no trabalho de desenvolvimento de casos de uso 5G em parceria com a Microsoft. Segundo Uitto, o movimento ajudará a impulsionar as vantagens do mundo 5G, sendo importante para desenvolvimentos inovadores de alto valor.

Já Yousek Khalidi, vice-presidente corporativo Azure para operadoras da Microsoft Corp., declarou que a colaboração com a Nokia permite benefícios econômicos importantes também para as operadoras. Entre eles, geração de novos fluxos de receita, redução de custos e preparação para investimento em rede para o futuro.

Via GlobeNewsWire