Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Participei essa semana de um tour virtual sobre 5G no Galileo Exhibition Hall, que fica na sede da Huawei em Shenzhen, China. Esse espaço foi criado para mostrar o avanço da rede 5G, e também as suas possibilidades e promessas, em vários setores diferentes.

O apresentador que nos recebeu (ainda que virtualmente) nesse tour sobre 5G da Huawei foi Kompocholis Konstantinos, ou melhor, Mr. Kosta. O executivo é especialista global de marketing da Huawei.

publicidade

Kosta nos contou que atualmente já existem 140 redes 5G comerciais no mundo. Com tantas redes, não espanta o total de 220 milhões de usuários 5G no mundo, além dos 550 modelos de terminais de todos os tipos, desde os smartphones da foto abaixo até soluções industriais e para casa, entre muitas outras.

Tour Virtual Galileo Exhibition Huawei (5G)

Uma rede para casa com conectividade 5G

Na exibição, a Huawei nos deu um panorama sobre as soluções e também sobre os desafios da conectividade 5G para a empresa. O tour sobre 5G da Huawei começou pela infraestrutura, e um dos destaques foi a possibilidade de fornecer uma conexão de banda larga via 5G, para locais que não tenham outras soluções de conectividade.

Em uma solução feita sob medida para locais nos quais não existe conexão por fibra ou cabo, a Huawei pode usar 5G para prover um serviço de qualidade similar. Para isso, eles vão usar o aparelho 5G CPE. Esse terminal tem um cartão SIM 5G que recebe o sinal e oferece Wi-Fi para as pessoas na casa.

publicidade
Jogos e educação

O uso de 5G também pode revolucionar os jogos com sua conectividade com latência baixa. Todos os jogos ficam na nuvem, e podemos acessá-los pelo celular ou tablet. Com uma rede ultra rápida e estável, as possibilidades são bem grandes na educação, usando outras tecnologias como realidade aumentada, por exemplo.

Transmissão com encoder 4K 5G

Mr. Kosta no Tour Virtual Galileo Exhibition Huawei (5G)

Com 5G, podemos fazer transmissões de eventos ao vivo sem cabos, com uma mochila, dispensando a van da emissora com uma antena ultra poderosa. Para fazer algo assim, você só precisa de um uplink forte, com muita banda, algo que o 5G pode oferecer.

5G na indústria

Mr. Kosta nos mostrou o uso do 5G em minas, não apenas nos túneis de escavação, mas em toda a operação. Além disso, ele também destacou a importância do 5G na vigilância e no controle remoto de uma fábrica. Em um exemplo mostrado, a empresa teve uma redução de custo de 300 milhões, com eficiência aumentada em 200%. Além do lucro, o uso de uma rede sempre conectada permitiu que a segurança dos trabalhadores fosse aumentada em 60%.

Edge Cloud Computing

A Huawei também falou do Edge Cloud Computing, para empresas que precisam de toda a capacidade de computação perto da fábrica, o que contribui para latência baixa

Inspeções de qualidade

Na indústria, o 5G também pode fazer a diferença no controle de qualidade de uma linha de produção. Usando 5G, cloud e IA, fazendo uma simples comparação entre imagem A e imagem B, a solução é capaz de identificar falhas na execução na hora, mantendo o padrão necessário. Além disso, a Huawei também deu exemplos de uso do 5G na saúde e em outras áreas.

Kosta nos mostrou como é fácil fazer uma inspeção de qualidade com fotos ou vídeos em stream. O sistema usa machine vision para analisar se o produto está na qualidade desejada, fazendo uma comparação de como é o produto perfeito. O mesmo pode ser aplicado a outros processos.

Em conclusão, queria agradecer aos amigos da Huawei Brasil pelo convite para essa exposição sobre 5G e ao Mr. Kosta pela paciência em nos acompanhar. Essa tour 5G da Huawei foi muito interessante, e espero ter a oportunidade de fazer a visita pessoalmente, em um futuro sem pandemia.