O Procon criou há muitos anos o “Não me Ligue”, um serviço muito útil, que agora passa a incluir mensagens de texto e WhatsApp em seu cadastro. Assim, a garantia do consumidor de não ser importunado com cobranças e ofertas de serviço é ampliada. Essa é uma ótima notícia para quem está cansado de ligações de telemarketing, em tempos nos quais não adianta bloquear um ou outro número, pois eles mais parecem infinitos.
“Não me Ligue” está disponível apenas em SP
O Procon de São Paulo lançou o serviço em 2009. Após o cadastro, o Não me Ligue dá um prazo para que em até 30 dias as empresas deixem de importunar o consumidor, que para ser atendido, precisa incluir dados da linha, como CPF e endereço residencial.
Disponível exclusivamente para DDDs de São Paulo, o Não me Ligue do Procon, até então, incluía garantia apenas para chamadas telefônicas, inclusive aquelas geradas por robôs, que buscam confirmar que a linha está ativa, e em seguida direcionam o atendimento para uma pessoa real. Com a inclusão dos serviços de mensagens de texto e WhatsApp traz mais comodidade para os mais de dois milhões de usuários que já se cadastraram lá.
O mais interessante talvez seja que aqueles já cadastrados na plataforma podem editar o seu cadastro de forma rápida para incluir os bloqueios de SMS e WhatsApp. Mesmo que uma empresa esteja tentando falar com alguém que não seja você, ela será impedida de entrar em contato, o que ajuda a prevenir aquelas situações nas quais agências de cobranças ligam para buscar informações de uma pessoa completamente desconhecida pelo dono da linha.
“Não me Perturbe” é a opção nacional
Infelizmente disponível apenas para DDDs de São Paulo, há uma alternativa nacional ao Não me Ligue, o “Não me Perturbe”, esta bem mais recente, mas sem o suporte a WhatsApp. Empresas que desrespeitem a solicitação do usuário podem ser denunciadas pelo próprio site do Procon, órgão que inclusive vem acompanhando de perto o enorme vazamento de dados do começo do ano.
Registre-se no Não Me Ligue aqui.
Imagem: pgdouglas/Pixabay