O Instagram Lite foi finalmente lançado em mais 170 países. Há três meses, publicamos aqui que o Facebook relançou o app como teste na Índia. Antes disso, o Instagram Lite já havia sido lançado (para testes) pela empresa de Mark Zuckerberg em 2018. Após diversas idas e vindas, o aplicativo voltou a ficar disponível para smartphones Android.
Oficialmente, o Brasil está incluído nesta lista, mas até o momento da publicação desse post, o app ainda não estava disponível por aqui. Em sua página da Play Store aparece a mensagem: “este item não está disponível em seu país”. Mas, assim como o Facebook Lite, o aplicativo deverá ser lançado em breve de forma global.
A rede social para todos
Com 2 MB, a versão Lite do Instagram lançada possui os principais recursos que o aplicativo regular oferece, com qualidade de fotos e vídeos mais baixa, claro. Esse novo app é focado para países da Ásia, África e América Latina em que os smartphones não apresentam planos de redes móveis e banda-larga de tanta qualidade para suportar versão normal do Instagram. Desse modo, permite que os usuários de regiões de internet mais limitada continuem utilizando a rede social.
Em um blog, Tzach Hadar (Diretor de Gerenciamento de Produto do Facebook Tel Aviv) afirma: “Nossas equipes criam essas versões leves de nossos aplicativos para pessoas com baixa conectividade ou planos de dados limitados, porque nossa premissa básica é não deixar ninguém para trás. Queríamos que a experiência do Instagram permanecesse rápida, de alta qualidade e confiável, independentemente do dispositivo, plataforma, e as pessoas da rede estão ativas”.
Na Índia, o Instagram Lite foi lançado sem o recurso do Reels, mas, isso está mudando aos poucos. Recentemente, o Facebook inseriu a ferramenta no app somente para visualização, não para criação por enquanto. É bom lembrar que a empresa já possui os aplicativos do Facebook e do Messenger na versão Lite, ambos estão disponíveis para sistema Android.
Via Pocket Now e Giz China