Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Qualcomm lançou hoje, 5 de março, a Snapdragon Sound, uma plataforma de áudio que usa tecnologias avançadas de compensação de conectividade para diversos dispositivos eletrônicos, como fones e headsets sem fio, bem como reprodução de músicas via streaming.

Segundo o anúncio da empresa, a Xiaomi será a primeira fabricante a se beneficiar da novidade, para seus smartphones e fones de ouvido: “O Snapdragon Sound trará uma nova e mais alta qualidade, áudio sem cortes e com baixa latência para nossos consumidores em todo lugar, e oferecer um melhor som quando você estiver em chamadas telefônicas, chamadas em vídeo, jogando ou ouvindo suas músicas”, disse Lei Zhang, vice-presidente da linha Mi de smartphones e gerente geral de pesquisa e desenvolvimento para hardware da empresa chinesa.

publicidade

O player abaixo dá uma ideia de como a tecnologia deve soar aos seus ouvidos:

https://soundcloud.com/qualcomm/snapdragon-sound-high

Audio-Technica também deve criar produtos com Snapdragon Sound

Outra empresa que também já poderá contar com o Snapdragon Sound da Qualcomm é a fabricante de fones Audio-Technica: “Acreditamos que, com o Snapdragon Sound, nós chegaremos mais perto de nossa visão mútua da oferta de som de qualidade e sem fio, e estamos empolgados em sermos os primeiros fabricantes para levar estes produtos aos nossos consumidores”, disse Kotaro Narihara, diretor e gerente geral de marketing da companhia.

Snapdragon Sound

publicidade

Entrando no aspecto técnico da plataforma, o Snapdragon Sound é, a grosso modo, um sistema de otimização de áudio para dispositivos sem fio, oferecendo suporte a transmissões de 24 bits 96 KHz para músicas e áudios eletrônicos (jogos, apps, streaming, etc.). Já para chamadas telefônicas, o sistema atinge até 32 KHz. Ambas as medidas têm aproximadamente o dobro de capacidade em relação a conexões wireless comuns.

Ele faz isso por meio de uma série de conexões avançadas: para smartphones, a Qualcomm instalou o recurso FastConnect 6900 em toda a linha de processadores de nomenclatura “800” em diante, ao passo que headsets, fones sem fio e earbuds se beneficiam dos conectores Bluetooth Audio QCC514x, QCC515x e QCC3056.

Qualcomm Snapdragon Sound

Neste comparativo, o gráfico mostra o som padrão do Bluetooth (esq.), comparando-o com a voz em transmissão banda larga (centro) e a Super banda larga com o Snapdragon Sound. Quanto menos “picos” na imagem, menor a latência e maior a qualidade de som (Imagem: Qualcomm/Divulgação)

Qualcomm Snapdragon Sound

Aqui, o comparativo posiciona o som padrão Bluetooth (esq.), como ele é hoje, versus a qualidade de alta resolução das conexões cabeadas (dir.) (Imagem: Qualcomm/Divulgação)

Para quem não aguenta mais interferências de outros dispositivos

Finalmente, o sistema Snapdragon Sound foi desenhado para ser resistente a interferências de outros dispositivos sem fio – sejam eles Bluetooth ou Wi-Fi. Assim, você teoricamente consegue o máximo de qualidade de áudio e o mínimo de latência, mesmo em ambientes ocupados. E de quebra: o pareamento entre dispositivos promete ser mais facilitado na plataforma.

Snapdragon Sound

Além da Xiaomi e da Audio-Technica, a expectativa é a de que outras fabricantes de dispositivos adotem a tecnologia Snapdragon Sound da Qualcomm ainda em 2021.

Via Qualcomm