Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Ensinar idosos a se conectarem com o universo digital usando celular e tablet é a metodologia de um curso da USP de São Carlos (SP). O curso, voltado exclusivamente para idosos, é oferecido gratuitamente pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) dessa Universidade.

O curso se chama “Práticas com Tablets e Celulares”, e faz parte de uma iniciativa que acontece desde 2015. Antes, o curso era presencial, mas com a pandemia, foram adotadas aulas remotas feitas através do Google Meet. Se você souber de alguém que poderia se beneficiar desse curso da USP de Sâo Carlos, confira aqui como se inscrever.

publicidade

Não é feitiçaria, é tecnologia!

O  objetivo do curso, dividido em turmas de nível básico e avançado, é ajudar os idosos a perderem  o “medo” dos dispositivos e realizarem tarefas úteis no cotidiano. Usando o próprio celular, eles aprendem a fazer chamadas telefônicas, baixar aplicativos, tirar fotos, gravar vídeos, enviar emails e até mesmo jogar.

A professora Kamila Rodrigues, uma das coordenadoras do curso, ressaltou que os idosos aprendem a usar a tecnologia e a não mais depender de filhos ou netos para realizarem tarefas que antes eram consideradas, por eles, uma “coisa do outro mundo”. Claudete Pena, 73 anos, é uma das alunas do curso, e contou como tem sido sua experiência. “Antes, o celular para mim era um bicho de sete cabeças”, disse. “No dia a dia, a gente precisa de certas coisas como pedir um Uber, um almoço… E se a gente não souber, fica dependendo dos outros”.

Ela não está sozinha em sua opinião. Quem também concorda é a aposentada Acélia Maria Carneiro Rodrigues, de 65 anos. “Converso mais pelo WhatsApp e tenho muitos grupos, como os da família, igreja e artesanato. Esse curso acaba sendo uma libertação dos nossos filhos, não preciso perguntar como fazer, já aprendi”.

publicidade
Como participar

O curso é oferecido para idosos com 60 anos ou mais, e está com inscrições abertas para duas novas turmas: o módulo para iniciantes é destinado a quem não possui nenhum conhecimento prévio no assunto, e o módulo avançado é voltado para os idosos que já conhecem as funcionalidades básicas do celular ou do tablet.

Aos iniciantes serão disponibilizadas 30 vagas e as aulas acontecerão de maneira remota, às quartas-feiras, de 3 de março a 23 de junho, das 19 às 21 horas. Na turma de nível avançado, serão 20 vagas, com aulas acontecerão também nas quartas, de 10 de março a 16 de junho, das 14 às 16 horas. Para se inscrever, basta preencher o formulário online.

Os pré-requisitos para participar dos cursos é ter 60 anos ou mais, possuir um celular ou tablet próprio – habilitado para navegar na internet e com sistema operacional Android, além de ter acesso à internet e email, pois as aulas serão ministradas a distância pelo Google Meet.

O curso online “Práticas com Tablets e Celulares” faz parte do Programa USP 60+, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Criado há mais de 25 anos, o Programa proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da Universidade, criando um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades destinadas especificamente a esse público. Mais informações pelo email ccex@icmc.usp.br.

Imagem: Tirachard/Freepik