NotíciasAlta na GameStop pode estar no fim, dizem analistas

Filipe Salles1 mês atrás7 min

Independente de você ser fã de games ou não, certamente soube do caso GameStop, visto como um marco de luta entre investidores amadores e fundos de investimentos bilionários. Ao que parece, no entanto, a alta na GameStop provocada por esse embate pode estar chegando ao fim, segundo analistas ouvidos pela Reuters.

Após os eventos da semana passada, as ações da GameStop começaram a apresentar grande queda. Chegando a custar US$ 500 por ação, atualmente o papel na GME, como a GameStop é identificada, já caiu para menos de US$ 100.

alta na gamestop pode estar perto de acabar, dizem analistas
Imagem: Markus Spiske / Unsplash

Os analistas acreditam que a queda foi causada pelo aparente fim da turbulência. Após a alta nas ações da GameStop, provocada pelo grupo de investidores amadores do subfórum r/WallStreetBets, uma boa parcela dos compradores agora está vendendo suas ações.

Isso faz com que as ações da rede de lojas especializadas em videogames voltem a cair, o que causou uma reação no grupo. Atualmente, é possível encontrar diversos posts no subfórum pedindo aos outros usuários que não vendam os seus papéis.

Afinal de contas, quanto mais as ações forem vendidas, mais o seu valor de mercado cai. Quando isso acontecer, se torna provável que fundos de investimentos bilionários voltem a especular na desvalorização dos papéis da GameStop.

O que causou a alta na GameStop em primeiro lugar?

Na semana passada, um fundo de investimento bilionário especulou uma grande quantia na desvalorização das ações da GameStop. Afinal, a rede de lojas de videogames já vinha encarando muitos desafios, antes mesmo da pandemia atual, o que agravou sua situação.

Chamada de short, essa operação consiste em um tipo de “empréstimo”. O fundo pega ações dessa empresa emprestado e as vende no mercado, prometendo comprar a mesma quantidade de ações em uma data futura.

Como se ganha dinheiro fazendo isso? Torcendo para que as ações dessa empresa desvalorizem na data de compra. Ou seja, se eu fizer uma operação de short com 100 ações da GameStop custando $10 naquele dia e com a promessa de comprar essas ações amanhã, eu recebo $1000 com a venda.

No dia seguinte, se a ação estiver custando $5, eu as compro por $500, ficando com os outros $500 para mim. Mas o que acontece se a ação, de um dia para o outro, passasse a custar $100? Eu sou obrigado a comprá-las mesmo assim, recebendo um prejuízo de $9.000.

Foi exatamente isso que o grupo de investidores amadores no Reddit causaram na semana passada. Por outro lado, após a tempestade que essa ação organizada causou, analistas acreditam que o desaquecimento fará com que as ações da rede varejista continuem a cair.

Ação está sob investigação do SEC nos EUA

Além disso, a ação está sob investigação do Securities & Exchange Commission. Essa comissão do governo americano é responsável por regulamentar e controlar os mercados financeiros, de modo semelhante ao que o CVM faz no Brasil.

Suspeita-se que a ação no Reddit configure um tipo de manipulação do mercado. Porém, como esse é um tipo de ação inédita, há uma área cinzenta no qual os investidores por trás do WallStreetBets podem se safar.

Via 9to5Mac

Imagem: Tada Images (Shutterstock)