AplicativosNotíciasTikTok vai mostrar aviso sobre possíveis informações falsas antes de compartilhar vídeos

Nick Ellis4 semanas atrás5 min

O TikTok criou um aviso para evitar a proliferação de informações falsas e/ou não verificadas na sua plataforma. O aviso será exibido antes que o vídeo em questão seja compartilhado. A ideia é desencorajar a divulgação de conteúdos considerados suspeitos, ou melhor, cujos fatos não tenham sido totalmente comprovados.

Aqui vale explicar que estamos falando de algo que provavelmente é falso, mas sobre o qual ainda se tem pelo menos uma dúvida. Caso a checagem de fatos indique que o conteúdo é falso, o vídeo é automaticamente removido do TikTok. Assim, não se enquadram nesse novo aviso os vídeos já identificados como fake news, estamos falando de uma espécie de “zona cinza” entre algo suspeito e algo comprovadamente falso.

Como funciona a checagem de informações falsas do TikTok

Curioso para saber omo funciona a checagem do que é verdadeiro e do que é falso no TikTok? Bem, o conteúdo enviado pelos usuários é verificado e autenticado (ou não) por especialistas de empresas e serviços especializados, PolitiFact, Lead Stories e SciVerify.

Existem casos nos quais a análise do conteúdo é inconclusiva, ou não pode ser confirmada, caso os eventos ainda estejam acontecendo, por exemplo. Como o TikTok explica no release, se o vídeo se enquadrar nesses casos, irá ganhar uma mensagem de aviso.

Aviso é mostrado aos usuários que querem compartilhar os vídeos suspeitos

Como disse, o aviso será exibido sempre que os usuários quiserem compartilhar um vídeo com informações não verificadas. Assim, qualquer conteúdo que tenha sido analisado, mas não tenha sido validado de forma conclusiva poderá receber essa marcação. Além disso, o usuário que criou o vídeo será notificado que seu vídeo foi marcado como “conteúdo sem substância”.

O sistema que pode evitar informações falsas foi criado e testado pelo TikTok em parceria com a Irrational Labs, e é uma nova etapa do projeto que começou com a parceria entre o TikTok e a National Association for Media Literacy Education (NAMLE), que criou vídeos que explicam a diferença entre fatos e opinião, sempre muito úteis para mostrar para os que ainda insistem no negacionismo.

O TikTok avisa que o sistema será implementado nas próximas semanas no resto do mundo, mas por enquanto, os avisos sobre informações falsas e/ou não verificadas serão testados somente nos Estados Unidos e Canadá.

Via Engadget