AndroidNotíciasMate X2 chega à China dia 22/02 como dobrável “normal”

Paulo Amaral1 mês atrás7 min

A Huawei afastou, ao menos temporariamente, os rumores de que estaria pensando em se desfazer das séries Mate e P e anunciou o lançamento do dobrável X2 para o próximo dia 22 de fevereiro. A confirmação da chegada do flagship, a princípio exclusivamente para o mercado da China, foi feita em um post pela própria Huawei, no perfil da fabricante na rede social Weibo. “A nova geração do carro-chefe dobrável # HuaweiMateX2 # será lançada em breve”, diz a postagem.

A curiosidade do anúncio fica por conta da imagem anunciada pela Huawei para ilustrar a chamada para o Mate X2. Ele aparece com a tela dobrando “normal”, ou seja, para dentro, ao contrário do mecanismo que era adotado no Mate X e no Mate Xs, cujas dobras das telas eram para fora do smartphone. (Semelhante, portanto, ao conceito de agosto de 2020, que ilustra a matéria.) O post desta quarta (03/02) também não deixou claro se as informações postadas pelo leaker Teme (特米) (@RODENT950), há mais ou menos duas semanas, em sua conta no Twitter, serão confirmadas.

Na ocasião, ele informava que Huawei Mate X2 teria uma tela interna dobrável para dentro, com 8,01 polegadas, e uma segunda tela, invertida e dobrável para fora, de 6,45 polegadas. As mais recentes informações não confirmam ou desmentem a existência dessa segunda tela, mas, também em um post no Weibo, Yu Chengdong, CEO da Huawei, avisou que o lançamento reserva “algumas surpresas”, e que o Mate X2 “liderará a nova forma de smartphones no futuro”.

Mate X2, da Huawei, chegará ao mercado da China no próximo dia 22 de fevereiro, e deverá dobrar "normalmente"

Mais info

Enquanto o dia 22 de fevereiro não chega, vamos lembrar o que já foi vazado sobre o Mate X2, inclusive na TENAA, órgão chinês de certificação, e que podemos esperar encontrar no badalado flagship da marca chinesa. A começar pelo peso e pelas dimensões, que deverão ser de 295 gramas, com medidas em milímetros de 161,8 x 145,8 x 8,2. A bateria projetada para alimentar o dobrável é de 4400 mAh, com carregamento rápido de 66W.

Em relação ao sistema, a Huawei deve equipar o flagship com o Kirin 9000 de 5nm, mesmo desenvolvido para ficar sob o capô do Mate 40, sucesso de vendas da marca. O Mate X2 terá como sistema operacional o Android 10, rodando na interface EMUI 11. Além disso, suportará Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6. As últimas informações já divulgadas sobre o Mate X2 pelos leakers dizem respeito às câmeras.

O novo dobrável “normal” da Huawei terá uma dedicada para selfie, com resolução de 16 megapixels, além de uma lente primária de 50 MP acompanhada por sensores de 16 megapixels, 12 megapixels e 8 MP. O sistema de câmeras também oferecerá zoom óptico híbrido de 10x. Se todas essas configurações irão se confirmar, e se outras “surpresas”, como disse o CEO, aparecerão, apenas a própria Huawei poderá responder, mas só no dia 22 de fevereiro.

Via Tech Radar, Photo Arena e Engadget