Como parte de um teste que está realizando em alguns países, o Instagram excluiu a opção de compartilhar fotos do feed nos stories. Segundo usuários das regiões onde a pesquisa está sendo aplicada, uma mensagem avisando sobre a atualização aparece na tela principal ao abrir o aplicativo. O leakster Matt Navarra ironizou a situação no Twitter com um print do aviso.
instagram users: I wish people stopped sharing so many feed posts to their Stories
instagram: pic.twitter.com/KQkBbVY45v
— 🟣 Matt Navarra (@MattNavarra) January 29, 2021
Na mensagem, a rede social comprada por Zuckerberg tem recebido muitas reclamações de usuários incomodados em ver o mesmo conteúdo do feed sendo reproduzido nos stories. Por isso, o Instagram decidiu realizar um teste retirando esse recurso. Conteúdos publicados no Reels ou no IGTV ainda podem ser compartilhados nos stories nas regiões em que a pesquisa está sendo aplicada.
Se você é um usuário assíduo da rede aqui no Brasil, pode ficar tranquilo que essa atualização não chegou por nossas terras. Inclusive, o Instagram comentou ao portal Social Media Today que, no estágio atual da pesquisa, não existem planos de essa opção para outros países.
Burlando os anúncios
Como foi dito, o Instagram está fazendo esse teste por receber reclamações de usuários quanto ao volume de conteúdo duplicado. Quem usa a rede social com frequência sabe que a grande quantidade de stories ou de posts repetidos realmente pode incomodar. Porém, esse motivo é um tanto questionável.
A mudança realmente pode ajudar a reduzir o flood gerado por aquelas pessoas “biscoiteiras” que compartilham o mesmo post nos stories para ganharem likes. Porém, pode ser prejudicial para pequenas empresas, instituições e artistas que usam o recurso como forma de conseguirem maior alcance para seu conteúdo de forma orgânica. Isso porque os stories são uma forma mais acessível de divulgar as coisas, já que qualquer pessoa pode contribuir compartilhando gratuitamente.
E essa estratégia para difundir conteúdo pelo stories acaba burlando o modelo de negócio do Instagram. É notável que a rede teve um aumento considerável nos anúncios que aparecem no feed, e como a empresa ganha dinheiro com esse conteúdo pago, a difusão gratuita deve desagradar um pouco.
Via My Smart Price
Imagem destaque: Erikona/iStock