AplicativosNotíciasDica de app de Neil Gaiman salva mulher presa em pântano

Marina Schnoor1 mês atrás5 min

Nunca se sabe quando uma dica de alguém aleatório na internet pode salvar o dia. Alison Winter, uma mulher de 41 anos, viu um tuíte do escritor Neil Gaiman sobre um app que o ajudou quando ele teve um pneu furado numa estrada remota, isso lá em 2019. O aplicativo era o what3words, que divide o mapa do mundo em 57 trilhões de quadrados de 3×3 metros, cada um recebendo uma combinação única de três palavras com geolocalização “tão precisa quanto GPS”. Alison decidiu baixar o app, só por precaução.

Meu pneu furou em uma estrada rural bem solitária. Entrei no Twitter para dizer que o [app] what3words é a melhor coisa: em vez de ficar tentando adivinhar onde eu estava para a assistência técnica, só disse “espaguete mágico morto” (não as três palavras exatas) e eles já estavam a caminho.

Passando aperto no pântano

Aí, em agosto passado, Alison estava fazendo uma trilha pela ilha desabitada de Shuna, na costa oeste da Escócia. Seguindo recomendações de colegas trilheiros, ela caminhou até o topo de uma colina para ver a paisagem. Chegando lá, apesar do dia estar ensolarado, Alison notou que o terreno estava muito lamacento. Para piorar, a trilheira experiente caiu num pântano cercado de mato alto, com lama até a cintura.

Exausta, Alison finalmente conseguiu entrar em contato com pilotos de balsa que fazem o trajeto até a ilha, mas com pouquíssimo sinal de celular. Os pilotos indicaram o what3words para facilitar a busca dela, ou eles ficariam horas vasculhando a ilha. Em um grande golpe de sorte, Alison já tinha o app instalado no celular, graças à dica do Neil Gaiman.

Alison foi resgatada com sucesso pelos pilotos de balsa um pouco depois, através das três palavras “escalates, removing, lows”. Em uma entrevista para a rede local STV News, ela disse que acha que não teria sobrevivido a uma noite inteira no pântano.

Sei que o Twitter pode ser horrível, mas fico feliz de ter tuitado sobre o @what3words e isso aparentemente ter salvado alguém numa situação muito desagradável.

Neil Gaiman app salva mulher presa em ilha deserta

O What3words está disponível de graça para Android e iOS. Vai que você precisa, né.

Imagem: JD Doyle / Unsplash