Segundo uma ordem executiva assinada na segunda-feira, Steve Jobs, entre outras centenas de figuras públicas, deve ganhar uma estátua no “Jardim dos Heróis Nacionais”. O jardim é um projeto de Donald Trump que visa homenagear as “lendas do passado da América”.
Outras personalidades que deveriam ganhar estátuas no monumento com o co-fundador da Apple incluem Emily Dickinson, Walt Disney, Aretha Franklin, Kobe Bryant, Miles Davis, Rosa Parks, Nikola Tesla, Martin Luther King Jr. e Hannah Arendt.
A ordem diz: “Cada indivíduo foi escolhido por encarnar o espírito americano de ousadia e desafio, excelência e aventura, coragem e confiança, lealdade e amor. Surpreendendo o mundo pela simples força de seu exemplo, cada um deles contribuiu indispensavelmente para a nobre história da América, cujos melhores capítulos ainda estão por vir”.
Trump falou antes sobre a ideia em um discurso no Monte Rushmore, no estado da Dakota do Sul. O jardim seria uma resposta aos protestos pedindo a remoção de estátuas de combatentes confederados, figuras de escravocratas e outros monumentos polêmicos nos EUA. “Essa é nossa resposta para a tentativa de apagar nossos heróis, valores e modo de vida. Em seu local, a devastação e discórdias atuais serão superadas com amor pelo país e patriotismo”, diz a ordem. No documento, Trump chega a comparar pichações em monumentos confederados ao atentado de 11 de setembro de 2001.
Depois de sua posse, que acontece amanhã (20/01), o presidente eleito Joe Biden prometeu reverter várias políticas de Trump, então a estátua de Jobs e mesmo o próprio “Jardim dos Heróis Nacionais” dificilmente devem sair do papel.
Via MacRumors e The Guardian