A CES 2021 foi palco do anúncio de várias tecnologias interessantes e, considerando a pandemia de Covid-19, o setor de saúde não podia ficar de fora, como prova essa máscara com luzes UV-C da Nexvoo.
No evento, a empresa demonstrou a Breeze, uma máscara transparente com limpeza por luzes UV-C, que segundo a empresa, é a primeira do tipo no mundo. Além da máscara, a companhia também apresentou um estetoscópio digital, uma cadeira ergonômica e um monitor de saúde 6-em-1 de bolso.
A máscara Breeze UV-C, já aprovada pelo FDA nos EUA, tem micro ventoinhas ultra silenciosas, que criam um “sistema ativo de ar fresco” para facilitar a respiração, segundo a Nexvoo. As ventoinhas têm três velocidades ajustáveis para diferentes tipos de atividade, como estudar ou praticar esportes.
A desinfecção da máscara é feita enquanto a máscara carrega por luzes UV-C (ultravioleta) internas. Segundo a empresa, a bateria da Breeze dura até seis horas por carregamento, e leva um hora para carregar completamente por cabo USB. A máscara promete selar totalmente o rosto do usuário com bordas feitas de silicone hospitalar. Os filtros de cinco camadas das ventoinhas protegem contra vírus e bactérias com 99% de eficácia, mas também contra alergênicos, poeira, mofo e odores, diz a Nexvoo.
E a máscara Breeze UV-C custa relativamente barato, saindo por US$ 79 (R$ 418 pela cotação do dólar hoje) no site da Nexvoo. Por esse preço, ela já vem com 30 filtros.
Mas pela descrição do produto, a máscara da Nexvoo com limpeza UV-C parece ter algumas desvantagens também. A Breeze pesa 114 gramas, ou seja, muito mais que uma máscara convencional. Fora isso, os filtros precisam ser trocados de 2 a 3 dias de uso, então seria preciso comprar mais filtros em 90 dias.
Saiba mais no press release.