AppleNotíciasHacker consegue instalar sistema Ubuntu em um iPhone 7

Rafael Arbulu1 mês atrás3 min

Um hacker compartilhou no Reddit um experimento, no qual ele conseguiu rodar o sistema operacional Ubuntu em um iPhone 7. Segundo o seu relato, o aparelho não estava mais funcionando devido a um problema de armazenamento, então ele teve a ideia de rodar outro sistema operacional por meio de uma conexão Ethernet USB.

O usuário – que atende pelo nome “newhacker1746” – disse que o processo envolveu o uso da ferramenta de jailbrek “checkra1n”, que tira proveito de uma falha de segurança de hardware conhecida como “checkm8”. Por “falha de segurança de hardware”, entenda como “algo que a Apple não pode consertar”, já que o problema é físico.

O vídeo demonstrando o experimento foi compartilhado no YouTube:

Pelo relato, há um motivo específico pelo qual o hacker colocou o Ubuntu em um iPhone 7: o modelo antigo do smartphone da Apple é o único que conta com um chip A10 Fusion – aparentemente, o único compatível com o kernel usado para rodar a versão 20.04 do Ubuntu. Qualquer outro processador, como o mais recente A14 Bionic, acusaria um erro de compatibilidade.

Evidentemente, rodar o Ubuntu no iPhone não traz muita utilidade para o usuário comum. Mesmo sendo ele um sistema operacional simples de se operar, o Ubuntu é baseado em Linux, o que pode assustar alguns. De qualquer forma, essa solução pode oferecer uma sobrevida para um hardware que ficaria esquecido na gaveta, e isso, não tem preço.

Além disso, é interessante ver até onde a prática do jailbreak – ou seja: destravar um smartphone de amarras de segurança do fabricante – consegue levar um iPhone. No passado, usuários conseguiram até instalar uma versão do Android também em um iPhone 7.

Via iDownloadBlog