No final de 2020, o Facebook se envolveu em uma disputa com a Apple sobre privacidade o uso de dados dos usuários, já que a nova política da Maçã obriga que desenvolvedores de aplicativos peçam permissão para rastrear atividades e personalizar anúncios. No entanto, o Facebook se rendeu às novas diretrizes da Apple e lançou uma atualização para a ferramenta “Acesse suas informações”.
Como é a nova atualização de informações do Facebook?
O “Acesse suas informações” permite que o usuário tenha acesso à informações detalhadas sobre os dados que são compartilhados com a rede social, mas agora, com a nova atualização, a ferramenta foi organizada em 8 categorias, que são: “Suas atividades no Facebook”, “Informações pessoas”, “Informações registradas”, “Amigos e seguidores”, “Aplicativos e sites fora do Facebook”, “Informações sobre login e segurança”, “Informações de anúncios e “Preferências”.
Além disso, dentro de cada categoria, há outras subcategorias que facilitam o encontro dos dados que o usuário pode estar buscando e a ferramenta ainda permite o apagamento de dados, caso o usuário não queira que determinadas informações sejam compartilhadas com a rede social. No “Informações de anúncios”, por exemplo, é possível ver uma lista de anunciantes que estão usando as suas informações e atividades, assim cada usuário pode decidir se o Facebook deverá mostrar anúncios baseados nesses dados ou não.
A funcionalidade de busca também foi incluída na atualização e será possível encontrar coisas mais específicas, como a localização. Como prova de que a disputa entre Apple e Facebook está longe de acabar, a empresa de Mark Zuckerberg lançou a atualização um pouco antes da Apple começar a requisitar que os aplicativos obtenham a autorização dos usuários antes de rastreá-los.
O “Acesse suas informações” está disponível no Brasil e, em aparelhos com iOS, pode ser encontrado na seção de “Configurações e privacidade”. Lá, é possível abrir as configurações e encontrar a funcionalidade.
Via MacRumors
Imagem: Pornpak Khunatorn (iStock)