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Em dezembro de 2020, a Apple anunciou mudanças importantes na sua política de privacidade. Com a chegada do iOS 14, a Maçã implementou o “Rótulos”, que informa ao usuário as práticas de coleta de dados dos aplicativos antes de baixá-los. No entanto, algumas empresas, como o Facebook e o WhatsApp, não ficaram nada felizes com a nova política da Apple.
A empresa de Mark Zuckerberg foi uma das principais vozes a se opor às mudanças e chegou a publicar anúncios criticando a Apple em jornais de grande circulação, como o The Wall Street Journal e New York Times. Agora, o Facebook parece ter aceitado a realidade dos fatos, mas ainda critica a medida, afirmando que a mudança terá um impacto negativo nos negócios, já que os anúncios personalizados, que precisam dos dados dos usuários, são uma das principais fontes de renda da empresa.
Apesar das críticas do Facebook, a Apple afirmou que não é contra publicidade ou a coleta de dados que empresas como o Google e o próprio Facebook utilizam. Segundo a própria Apple, a mudança tem como objetivo oferecer aos usuários a escolha de permitir que seus dados sejam coletados ou não, mas isso não pareceu convencer a empresa de Zuckerberg.
O Facebook já afirmou que a medida é “anti negócios”, já que, segundo a empresa, os usuários estariam mais dispostos a não permitir a coleta de dados, o que afetaria negativamente os anúncios personalizados e as métricas que monitoram onde os usuários vão a partir dos seus celulares. Mesmo com os ataques, o Facebook cedeu, e, por e-mail, explicou que se a empresa não se adaptasse, poderia ter o aplicativo bloqueado no iOS, o que traria ainda mais prejuízos.
No entanto, a rede social mantém a posição de que a mudança é arbitrária e disse que a nova política, apesar de ser apresentada como pró usuário, é, na verdade, pró Apple, já que os criadores e desenvolvedores terão que depender de assinaturas e compras dentro dos apps ao invés dos anúncios, e a Apple ganharia uma porcentagem nessas compras.
A disputa entre as Big Techs parece estar longe de ter um capítulo final, mas, por hora, a Maçã levou a melhor. Agora, resta saber se o Facebook continuará com as críticas ou aceitará a derrota.
Via SlashGear
Crédito da imagem: Oliver Graumnitz/ Pixabay