Uma atualização do Android 11 está fazendo o Mi A3 parar de funcionar totalmente. O mesmo possivelmente teria acontecido com outros dispositivos da empresa, como o Mi A2. Não é a primeira vez que uma nova versão do Android gera problemas em celulares da Xiaomi. No começo de 2020, a atualização do Android 10 para o Mi A2 e A3 teve que ser tirada do ar três vezes.
Os problemas com a atualização do Android 10 para Mi A2 e A3 ano passado variavam de atualizações enviadas por engano de um firmware mexicano, celulares com funções bloqueadas e até questões com a duração de bateria. Outro update no começo de 2020 derrubou a funcionalidade Dual SIM em alguns aparelhos da marca. Agora, o Android 11, que cuja atualização é de 1.4 GB, consideravelmente pesada, está fazendo aparelhos Mi A3 simplesmente apagarem. Um usuário descreveu no Twitter o que aconteceu com seu celular Mi A3 da Xiaomi depois da atualização:
@XiaomiIndia Today received A11 update to my Mi A3 and after installing it and restarting the device, phone is completely dead. Neither it is charging nor switching on. What the hell is this? My phone is completely dead on new year eve.@XiaomiSupport @manukumarjain
— Mohammad Mahefooz (@Mahefooz) December 31, 2020
Tradução: hoje eu recebi uma atualização do A11 para o meu Mi A3, e depois de instalar e reiniciar o aparelho, o celular está completamente morto. Não está carregando nem ligando. O que é isso? Meu celular está morto na véspera do ano novo.
Received call from service center. It seems they are yet to receive any update from @XiaomiIndia and will share more information by tomorrow EOD. @MiIndiaSupport Kindly speed up the process as I'm without phone from last 5 days.
— Mohammad Mahefooz (@Mahefooz) January 4, 2021
Em tweets mais recentes, ele contou que levou o aparelho na assistência técnica no dia 02/01, que está recebendo todos os aparelhos que pararam de funcionar com a ligação. Em outro tweet (04/01), ele diz que recebeu uma ligação da assistência dizendo que eles ainda não teriam recebido nenhuma informação da Xiaomi Índia.
Lição aparentemente não foi aprendida
Era de se esperar que a Xiaomi tivesse aprendido a lição em 2020 e consertado possíveis bugs antes de liberar o update do Android 11 para o Mi A3, mas aparentemente esse não foi o caso. Usuários do fórum do XDA Developers estão aconselhando os donos de celulares Mi A2 a A3 a desativarem as atualizações automáticas de seus aparelhos, e esperarem a Xiaomi resolver os problemas para não correr o risco de acabarem com um celular pifado.
Via 9 to 5 Google
Créditos da imagem do destaque: Denny Müller (Unsplash)