Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma startup do Reino Unido espera levar a consciência sobre o impacto ambiental para um nível mais pessoal com um app. A Yayzy lançou um aplicativo para iOS (para Android ainda está por vir) que literalmente se vincula à sua conta bancária para calcular o impacto ambiental do que você compra. Ele usa dados de pagamento por meio de padrões de Open Banking para calcular automaticamente a pegada de carbono de cada compra que um usuário faz.

Com isso, cada pessoa pode ver registrado o impacto de toda e qualquer compra que faça. Entendendo o que seus gastos (em produtos) significam ao meio ambiente.

publicidade
Mas o que é pegada de carbono?

pegada de carbono (ou carbon footprint – em inglês) é uma metodologia criada para medir as emissões de gases estufa. Independente do tipo de gás emitido, são convertidas em carbono equivalente. Esses gases são emitidos na atmosfera durante o ciclo de vida de um produto, de processos ou de serviços.

Qualquer produto que compramos e consumimos passou por um processo de queima de carbono, seja no processo de extração, de confecção ou construção de suas matérias primas. Isso também vale para alimentos industrializados e mesmo os caseiros, quando passam pelo cozimento ou fritura. Um exemplo fácil de quando afetamos o meio ambiente é quando abastecemos nossos carros.

app impacto ambiental

Telas do app YAYZY Track Carbon Footprint (crédito imagem: divulgação Yayzy)

 

No app da Yayzy, conforme o usuário vê qual é a pegada de carbono de sua compra, ele pode escolher compensá-la ali mesmo no aplicativo transferindo créditos para a empresa Ecosphere Plus, que tem vários projetos para recuperação ambiental.  A pessoa também pode, no aplicativo, encontrar dicas para reduzir sua pegada de carbono, encontrar varejistas ecológicos perto deles ou ler ideias sobre escolhas de estilo de vida que causam menor impacto ambiental.

publicidade
Solução mais detalhada

A empresa tem concorrentes como o CoGo , um rastreador de pegada de carbono em tempo real, e o Doconomy e o Tred, que será lançado em breve. Mas o app de impacto ambiental da Yayzy tem uma abordagem diferente. Ela reúne todos os gastos de um usuário e mostra item por item conforme eles compram e qual é a pegada de carbono de cada compra. Até agora – afirma – seus concorrentes não fazem isso.

As  pessoas também podem escolher uma assinatura mensal para projetos de compensação de carbono ou para um portfólio climático da escolha do usuário. Este portfólio agruparia vários projetos para um impacto mais abrangente. A Yayzy diz que todos esses projetos foram cuidadosamente selecionados com base em critérios rígidos e também promovem as metas de desenvolvimento sustentável da ONU.

Como banco de dados de carbono, Yayzy está usando o Vital Metrics , usado pelo Google, Microsoft e pelos governos do Reino Unido e dos EUA, entre outros.

Mankaran Ahluwalia, cofundador e CEO da Yayzy, disse em um comunicado: “Embora as emissões tenham aumentado gradualmente à medida que o bloqueio diminui, a YAYZY quer colocar todos nós como protagonistas para controlar nosso próprio impacto ambiental … Já está claro que, a partir de uma infinidade de pesquisas, que a maioria das pessoas deseja abordar as mudanças climáticas antes que seja tarde demais. Mas há uma enorme lacuna entre intenção e ação que ainda bloqueia muito isso. Nossa solução é tornar o impacto ambiental mais próximo das pessoas e oferecer ações para ajudar o meio ambiente de maneira muito fácil, por meio do smartphone.”

Ahluwalia foi analista de tecnologia da Infosys e construiu uma plataforma de empréstimos para crédito alternativo. O cofundador Cristian Dan, CTO, construiu anteriormente uma plataforma de descontos e o cofundador Pedro Cabrero, CFO, estava em vendas de ações e negociação para UBSe Citigroup, e cofundou uma farmácia on-line líder no México.

Via: TechCrunch e The Paypers

Imagem: Wikimedia Commons/CC