Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google lançou hoje (9) o aplicativo Health Studies, que proporciona a usuários de aparelhos Android participar de pesquisas médicas por meio da informação de dados demográficos para avaliação de doenças.

Google Health Studies

O Health Studies é o novo app do Google para incentivar usuários de Android a participarem de pesquisas médicas (Imagem: Divulgação/Google)

A grosso modo, o Health Studies vai coletar dados informados por você, como gênero, raça ou região, além de sintomas que você vem sentindo e as metodologias de prevenção que você toma ou se você já procurou auxílio médico para exames e testes.

publicidade

A ideia é que as informações sejam compiladas em pacotes de dados e compartilhadas com instituições de pesquisa. Estas, por sua vez, vão usar esses dados para avaliar o impacto de doenças em determinados públicos e regiões. Levando em consideração que os dados são compartilhados em pacotes, informações que levem à identificação pessoal de cada usuário não serão coletadas nem transmitidas a ninguém.

Google Health Studies

O Health Studies coleta dados demográficos para avaliar o impacto de doenças em públicos e regiões específicas, compartilhando-os com entidades de estudo (Imagem: Divulgação/Google)

Mas mesmo em benevolência há concorrência. O app do Google também serve para reacender a competição do Google com a Apple. Isso porque a companhia liderada por Tim Cook tem, desde o ano passado, o Apple Research, que traz mais ou menos a mesma premissa, mas diferentes análises: enquanto o Health Studies é focado em doenças, o Research App pesquisa dados relacionados a ciclos menstruais, saúde cardíaca e outras informações da rotina de bem-estar dos usuários de dispositivos iOS

O Health Studies já está disponível para download na Play Store (ainda em inglês, haja vista que, neste primeiro momento, o app é direcionado aos EUA) e conta já com um estudo primário em veiculação, voltado a doenças respiratórias como a gripe e a Covid-19.

Fonte: Google

publicidade