O Google lançou hoje (9) o aplicativo Health Studies, que proporciona a usuários de aparelhos Android participar de pesquisas médicas por meio da informação de dados demográficos para avaliação de doenças.
A grosso modo, o Health Studies vai coletar dados informados por você, como gênero, raça ou região, além de sintomas que você vem sentindo e as metodologias de prevenção que você toma ou se você já procurou auxílio médico para exames e testes.
A ideia é que as informações sejam compiladas em pacotes de dados e compartilhadas com instituições de pesquisa. Estas, por sua vez, vão usar esses dados para avaliar o impacto de doenças em determinados públicos e regiões. Levando em consideração que os dados são compartilhados em pacotes, informações que levem à identificação pessoal de cada usuário não serão coletadas nem transmitidas a ninguém.
Mas mesmo em benevolência há concorrência. O app do Google também serve para reacender a competição do Google com a Apple. Isso porque a companhia liderada por Tim Cook tem, desde o ano passado, o Apple Research, que traz mais ou menos a mesma premissa, mas diferentes análises: enquanto o Health Studies é focado em doenças, o Research App pesquisa dados relacionados a ciclos menstruais, saúde cardíaca e outras informações da rotina de bem-estar dos usuários de dispositivos iOS
O Health Studies já está disponível para download na Play Store (ainda em inglês, haja vista que, neste primeiro momento, o app é direcionado aos EUA) e conta já com um estudo primário em veiculação, voltado a doenças respiratórias como a gripe e a Covid-19.
Fonte: Google