AppleDicasNotíciasApple watch salvou usuário de ataque cardíaco

René Ribeiro3 meses atrás6 min

Um usuário do Reddit descreveu que seu Apple Watch o salvou de um provável acidente vascular cerebral, depois que ele identificou corretamente que o ritmo de seu coração estava irregular.

Com o nome na comunidade de u/FaceDeChu, sua postagem diz que ele se sentiu indisposto durante um dia da semana, pouco antes de seu Apple Watch alertá-lo sobre a  fibrilação auricular. Preocupado, ele foi a um hospital, onde o diagnóstico foi confirmado.

Veja a postagem exata do usuário:

Apesar de me sentir indisposto durante o dia na quarta-feira, a noite me senti melhor. Enquanto assistia TV, meu relógio começou a bipar um som de aviso estranho e eu o verifico. Há um aviso de fibrilação, então eu registro o ECG (Eletro Cardio Grafia – ou simplesmente eletrocardiograma) e notifico meu médico. Ele me diz para ir imediatamente ao hospital e, enquanto estou indo, recebo mais dois avisos do Apple Watch. O médico me me encaminha para fazer um exame completo … com diagnóstico de fibrilação e agora estou tomando um anticoagulante. Os médicos de plantão zombaram do ECG feito Apple Watch que me salvou, dizendo que não tinha precisão o suficiente para ser usado como uma ferramenta de diagnóstico. Respondi que, ao menos, me alertava para obter assistência médica, ao passo que, sem o relógio, eu poderia ter tido um derrame. Eu também estava cético antes desse incidente. Mas depois que o relógio me salvou, agora elogio seu valor para todos que posso.

Fibrilação atrial, na definição médica reproduzida pela Apple, é um tipo de ritmo cardíaco irregular. Ocorre quando o coração bate em um padrão não compassado. É uma forma comum de ritmo cardíaco irregular em que as câmaras superiores do coração batem fora de sincronia com as câmaras inferiores.

De acordo com o CDC (Center for Disease Control, “Centro de Controle de Doenças”, órgão governamental dos EUA(, aproximadamente 2% das pessoas com menos de 65 anos e 9% das pessoas com 65 anos ou mais têm fibrilação atrial.  Irregularidades no ritmo cardíaco tornam-se mais comuns à medida que as pessoas envelhecem. Alguns indivíduos não apresentam sintomas. Outros apresentam sintomas que podem incluir taquicardia, palpitações, fadiga ou falta de ar.”

Apple watch salvou usuário de ataque cardíaco
Exemplo da tela de um Apple Watch avisando sobre batimentos irregulares

O depoimento desse usuário deixa claro que esta não é a primeira vez que o Apple Watch salvou uma vida. O depoimento também mostra o fato de médicos dizendo que um Apple Watch não é “preciso o suficiente para ser usado como ferramenta de diagnóstico”. A pergunta é: por que não acreditar que essa tecnologia pode ser eficiente para salvar vidas? É um alerta simples de ritmo cardíaco irregular e que pode incentivar a pessoa a procurar um médico antes de acontecer o pior.

Veja, no link de suporte da Apple, como fazer um ECG pelo Apple Watch, a partir da edição 4 do relógio (instruções em português).

Via: iMore