Um usuário do Reddit descreveu que seu Apple Watch o salvou de um provável acidente vascular cerebral, depois que ele identificou corretamente que o ritmo de seu coração estava irregular.
Com o nome na comunidade de u/FaceDeChu, sua postagem diz que ele se sentiu indisposto durante um dia da semana, pouco antes de seu Apple Watch alertá-lo sobre a fibrilação auricular. Preocupado, ele foi a um hospital, onde o diagnóstico foi confirmado.
Veja a postagem exata do usuário:
Apesar de me sentir indisposto durante o dia na quarta-feira, a noite me senti melhor. Enquanto assistia TV, meu relógio começou a bipar um som de aviso estranho e eu o verifico. Há um aviso de fibrilação, então eu registro o ECG (Eletro Cardio Grafia – ou simplesmente eletrocardiograma) e notifico meu médico. Ele me diz para ir imediatamente ao hospital e, enquanto estou indo, recebo mais dois avisos do Apple Watch. O médico me me encaminha para fazer um exame completo … com diagnóstico de fibrilação e agora estou tomando um anticoagulante. Os médicos de plantão zombaram do ECG feito Apple Watch que me salvou, dizendo que não tinha precisão o suficiente para ser usado como uma ferramenta de diagnóstico. Respondi que, ao menos, me alertava para obter assistência médica, ao passo que, sem o relógio, eu poderia ter tido um derrame. Eu também estava cético antes desse incidente. Mas depois que o relógio me salvou, agora elogio seu valor para todos que posso.
Fibrilação atrial, na definição médica reproduzida pela Apple, é um tipo de ritmo cardíaco irregular. Ocorre quando o coração bate em um padrão não compassado. É uma forma comum de ritmo cardíaco irregular em que as câmaras superiores do coração batem fora de sincronia com as câmaras inferiores.
De acordo com o CDC (Center for Disease Control, “Centro de Controle de Doenças”, órgão governamental dos EUA(, aproximadamente 2% das pessoas com menos de 65 anos e 9% das pessoas com 65 anos ou mais têm fibrilação atrial. Irregularidades no ritmo cardíaco tornam-se mais comuns à medida que as pessoas envelhecem. Alguns indivíduos não apresentam sintomas. Outros apresentam sintomas que podem incluir taquicardia, palpitações, fadiga ou falta de ar.”
O depoimento desse usuário deixa claro que esta não é a primeira vez que o Apple Watch salvou uma vida. O depoimento também mostra o fato de médicos dizendo que um Apple Watch não é “preciso o suficiente para ser usado como ferramenta de diagnóstico”. A pergunta é: por que não acreditar que essa tecnologia pode ser eficiente para salvar vidas? É um alerta simples de ritmo cardíaco irregular e que pode incentivar a pessoa a procurar um médico antes de acontecer o pior.
Veja, no link de suporte da Apple, como fazer um ECG pelo Apple Watch, a partir da edição 4 do relógio (instruções em português).
Via: iMore