Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Huawei postou hoje um vídeo em sua conta no Wiebo que revela um elemento importante de seu novo processador. E deve agradar quem adora consumir conteúdo audiovisual no celular (todo mundo?). A tecnologia de IA do processador Kirin 9000 é capaz de fazer upscaling automático em vídeos de baixa qualidade. Em bom português: aumenta a resolução de vídeo em baixa. Em baixa sendo basicamente qualquer gravação de TV, VHS ou celulares antigos. 

Pequenas escamas coloridas de um camaleão, um jardim com folhas secas e grama fresca, prédios espelhados refletindo luz e movimento em uma avenida da cidade. Visualizar essas imagens em vídeos com qualidade de 580p, ou até 270p, significa não assimilar os detalhes e ter que enxergar os objetos por trás de uma nuvem de ruído, sem contar o borrão em cada movimento. Porém, quem tiver um celular com o novo Kirin 9000 não vai mais sofrer com isso, já que ele aumenta essa resolução automaticamente. Como você pode notar aqui.

publicidade

O procedimento demonstrado no vídeo da Huawei não é tão novo assim, trata-se do super sampling que já é utilizado pela indústria de games. O que muda é a utilização de tecnologias de identificação e redução de ruídos, bem como detecção de rosto e alguns implementos de movimento de imagem e melhoramento de pixels. Por meio dessas ferramentas, o processador aumenta a resolução de vídeos de baixa qualidade. Eles tornam em HD instantaneamente com o novo processador.

Mas a capacidade desse upscaling por meio de IA não é a única qualidade do novo Kirin 9000. Um relatório produzido pela plataforma de análise comparada Geekbench 5 Open CL indicou algumas das especificações do processador. Ao que tudo indica, ele será figura carimbada nas próximas gerações de celulares da Huawei. 

Via Sparrows News

publicidade