Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Não é nada oficial, mas vem acontecendo há meses. A Índia tem bloqueado a importação de celulares da China. Segundo reportagem da agência Reuters, o Bureau of Indian Standards (BIS) vem impedindo a importação de smartphones desde agosto.

Apple, Xiaomi e a Oppo foram as principais vítimas. Alguns dos produtos importados bloqueados são os mais recentes dispositivos iPhone 12, bem como wearables inteligentes da Oppo e Xiaomi.

publicidade

O BIS normalmente processa as importações em 15 dias, mas informações indicam que a papelada agora leva até dois meses para ser concluída. Vários executivos da Apple Índia afirmaram ao BIS que a empresa vai expandir suas operações de montagem na Índia, mas até agora nada de concreto está sendo feito sobre essa informação.

Porque a Índia bloqueia importação da China

O primeiro-ministro da Índia afirma que deseja promover a autossuficiência e a produção local. Além dele, os comerciantes e grupos nacionalistas hindus pedem o boicote de produtos importados da China, após um confronto fronteiriço no início deste ano.

Esse atraso é outra dor de cabeça para os varejistas, logo agora na temporada de férias, em que os consumidores compram de tudo, de smartphones a carros. A Reuters acrescenta que, em julho, uma licença especial foi repentinamente necessária para a importação de TVs, uma medida que visava prejudicar a Samsung e a Xiaomi.

Via: Reuters

publicidade