O YouTube esteve fora do ar por mais de uma hora e meia nessa quarta-feita (11/11). Inesperadamente, a plataforma saiu do ar nesta noite por volta das 9h (horário dos EUA). No Brasil, o problema foi detectado por usuários logo depois das 21:30h.
Assim, a partir deste horário, a plataforma não carregava vídeos ou permitia subir conteúdos. Dessa forma, era exibida a seguinte mensagem: “ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde. (ID de reprodução)”. O problema também ocorreu nos dispositivos móveis.
Confira os tweets do YouTube Brasil e Team YouTube
Temos um aviso importante do nosso time de suporte técnico:
“Se você está tendo problemas para ver vídeos no YouTube agora, você não está sozinho. Nosso time já está trabalhando para resolver a situação. Traremos atualizações por aqui”. https://t.co/F9td0Tja1H
Prontamente a conta de Twitter do YouTube informou que a “equipe estava ciente do problema e já trabalha em uma solução”. A solução deu certo, pois o YouTube ficou fora do ar por cerca de uma hora e meia, mas os serviços foram restabelecidos, pouco tempo atrás.
— YouTube Brasil (@YouTubeBrasil) November 12, 2020
Em uma simpática mensagem, o perfil Team YouTube no Twitter pediu desculpas pela interrupção, e contou que o problema foi resolvido em todos os aparelhos e todos os serviços do YT, agradecendo aos usuários pela paciência.
…And we’re back – we’re so sorry for the interruption. This is fixed across all devices & YouTube services, thanks for being patient with us ❤️ https://t.co/1s0qbxQqc6
— TeamYouTube (@TeamYouTube) November 12, 2020
Segundo apuração do Vida Celular, a falha foi percebida primeiro nos EUA, mas atingiu diversos países na Europa, incluindo o Reino Unido e a França. Na América do Sul, foram atingidos Brasil e Argentina, entre outros. Além disso, sofreram com a instabilidade na plataforma o Japão, a Austrália e a Nova Zelândia. Assim, como vemos, o problema atingiu diferentes locais espalhados pelo mundo inteiro. Dessa forma, o site registrou centenas de milhares de reclamações. Nas threads dos posts de aviso no Twitter, o clima chegou a ficar tenso.
Por aqui o problema inesperado causou interrupção de várias lives, além de transmissões em tempo real. Em conclusão, ainda não há informações sobre os motivos pelo qual o YouTube ficou fora do ar, mas o importante é que o serviço já foi restabelecido.
Via Android Central e Olhar Digital.