Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

A cena é a seguinte: você quer levar seu crush num restaurante da moda. Pesquisa aquele que mais possui só resenhas positivas, quase cinco estrelas perfeitas. Não hesita e faz sua reserva. Porém, a experiência passa longe do adjetivo “agradável”. A comida vem fria, o garçom tem problemas em virar o pescoço, e vocês voltam pra casa discutindo se o que apareceu correndo entre as mesas era barata ou camundongo. É sua primeira experiência com notas infladas.

Quando a nota de um estabelecimento que devia ter má reputação é aumentada artificialmente. E isso é mais comum do que se imagina. Não só restaurantes e lojas inflam suas notas em aplicativos, e os próprios aplicativos inflam suas notas nas lojas.

publicidade
Como perceber a fraude?

Estabelecimentos e desenvolvedores maliciosos inflam suas notas com bots ou “resenhadores profissionais” pagos (muito mal) para darem opiniões falsas. No caso de apps, também existem downloads artificiais, aumentando o número de instalações de forma a fazer o app fajuto parecer popular e surgir no topo da pesquisa.

 

Bloco de notas mostrando o review como positivo

Algumas falsificações são fáceis de perceber: resenhas sem texto ou com texto repetido, vagas demais (por exemplo: “achei tudo divino”, no lugar de “pedi um bife ancho e adorei o tempero”). E também que recebem um número proporcional de votos, onde isso se aplica. Note também o que dizem as resenhas negativas, afundadas entre as positivas: lá as pessoas denunciam pura e simples fraude, inclusive notas infladas.

publicidade

A dica principal é: não confie em nota e/ou número de downloads, que é exatamente o que falsários conseguem controlar. Vá além dos reviews. Não se baseie somente num local, como a Play Store, o iFood ou o Trip Advisor. Busque outros sites, vasculhe as redes sociais e fóruns, como do próprio fabricante ou o Reddit. Google é seu amigo. E analógicas indicações de amigos são sempre bem-vindas!

Google e Apple fazem o que podem, mas é uma corrida constante contra falsários – particularmente quando o que é falsificado não é o app em si, o que é detectado ao ser colocado no ar. Mas sua qualidade, o que parte das pessoas: é o que notas infladas tentam simular.