Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A OnePlus lançou, no final de outubro, o terceiro beta aberto do OxygenOS 11.0.1.1 para usuários do OnePlus 8 e 8 Pro. A nova versão de testes corrige bugs no sistema de display sempre ativo e atualiza o modo Canvas. E tem um efeito colateral: o beta Oneplus apaga dados de alguns usuários que aderiram ao programa.

O problema foi identificado no último sábado (7) e ocorre pois a empresa acabou enviando uma versão final do beta ao invés de mandar a em fase de desenvolvimento.

publicidade

Isso resulta em uma redefinição de fábrica em alguns aparelhos na hora de instalar a atualização, o que apaga dados dos usuários por acidente. A informação foi revelada por um moderador do fórum da OnePlus.

Além disso, o problema é ainda maior pois algumas pessoas que tiveram seus dados apagados pelo beta da Oneplus perderam também o acesso ao Google Authenticator, o que impede o login em muitos sites que utilizam autentificação de dois fatores. Sem o acesso, acaba sendo difícil recuperar o backup dos dados do aparelho.

Solução para o problema

Apesar do perigo, a OnePlus diz que já existe uma alternativa para evitar o problema. Quem já recebeu a atualização mas ainda não reiniciou o smartphone, pode instalar um arquivo disponibilizado pela fabricante para evitar a perda de dados.

Fora isso, após instalar o aplicativo, o usuário deve clicar na opção “manter dados”. Dessa forma o sistema do celular bloqueia a nova atualização e, por consequência, o reset do aparelho. O app está disponível neste link.

publicidade

A OnePlus também suspendeu a liberação do Beta que apaga os dados para quem ainda não havia baixado. No entanto, caso você acabe instalando a versão errada do OxygenOS 11.0.1.1, fique atento aos passos acima.

Via: AndroidPolice