Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Qualcomm deve apresentar as especificações do plataforma Snapdragon 875 em 1º de dezembro. Ele será o sucessor da atual geração do SoC (System on a Chip – Sistema em um Chip). Snapdragon 865. Embora a Qualcomm ainda não tenha anunciado nenhum detalhe sobre ele, o último vazamento sobre a plataforma 875 veio da rede social chinesa Weibo.

Assim como o mais recente processador da Apple, o Bionic A14 e o Kirin 9000 da Huawei, o próximo Snapdragon 875 também usará um processo de construção de 5 nm (nanômetros). Além disso, o 875 também vai competir com o SoC Exynos 2100, da Samsung, que também não foi anunciado oficialmente.

publicidade

De acordo com o informante Digital Chat Station, o Snapdragon 875 terá uma configuração tri-cluster. Essa configuração é uma técnica na qual os núcleos são divididos em três grupos. Cada grupo pode conter 1, 2 ou 4 núcleos. Essa técnica é eficiente porque cada cluster (ou grupo) são acionados de acordo com a demanda. Por exemplo, o cluster que contém um núcleo fica somente gerenciando funções básicas, como notificações e sensores de posição. Assim, os outros dois clusters ficam em modo espera, sem consumir energia. Assim, isso economiza bateria.

Portanto, cada cluster é acionado somente quando necessário, oferecendo alto desempenho somente quando a aplicação pede. E dessa forma a bateria acaba sendo poupada e sobra mais energia para o smartphone ser utilizado durante o dia.

As especificações do Snapdragon 875 mostram uma configuração tri-cluster

Dessa forma, segundo o Digital Chat Station, o Snapdragon 875 apresenta um cluster com um núcleo super core Cortex-X1 com clock de 2,84 GHz. O segundo cluster apresenta três núcleos Cortex-A78 com clock de 2,42 GHz e o terceiro cluster tem quatro núcleos Cortex-A55 com clock de 1,8 GHz.

Embora a Qualcomm tenha atingido a marca de 3 GHz com os núcleos Cortex-A77 no Snapdragon 865+, ela provavelmente vai manter uma frequência máxima de 2,84 GHz neste próximo chipset.

publicidade

Com base nos vazamentos anteriores, o Cortex-X1 pode oferecer desempenho até 23% maior do que o núcleo Cortex-A78. Ele também vem com a novo GPU (Graphic Processor Unit – Unidade de processamento gráfico) Adreno 660. No entanto, não há nenhuma especificação sobre o desempenho dessa GPU. Ela estará competindo com a GPU Mali-G78, que será encontrada nos chipsets Kirin 9000 e Exynos 2100.

Snapdragon 875 deve estar nos smartphones topo de linha lançados em 2021

O leaker chinês também afirma que o Snapdragon 875 melhorou a eficiência do cache e da largura de banda da memória. Atualmente, a pontuação mais alta do AnTuTu (aplicativo que mede desempenho) nos smartphones lançados com a plataforma móvel Snapdragon 865 é de 663.752. No início desta semana, os benchmarks do protótipo do Snapdragon 875 vazaram também.

Ele conseguiu marcar 847.868 pontos no Antutu, o que mostra 27,8% mais desempenho em comparação com o Snapdragon 865. Mas é preciso dizer que os smartphones trstados com o Snapdragon 875 são protótipos, que não estão com todo o hardware e também com o mínimo de apps instalados. Portanto, a pontuação do AnTuTu para smartphones oficiais equipados com o 875 pode ser menor.

Apenas para efeito de comparação, o iPad Air com o Bionic A14 e o iPhone 12, que também usa o mesmo processador, conseguiram marcar 660.038 e 564.899 pontos, respectivamente.

Via Andro id Headlines.