Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Segundo o MIT News, um novo modelo de AI mostrou que pode detectar o Covid-19 por tossidas gravadas no celular. O modelo de inteligência artificial mostrou precisão no diagnóstico da doença, e pode ser de grande ajuda contra a propagação do vírus.

Num artigo publicado no IEEE Journal of Engineering in Medicine and Biology, os autores afirmam que há diferenças na tosse de pessoas assintomáticas e saudáveis, mas que essas diferenças não são percebidas pelo ouvido humana. Mas, segundo os pesquisadores, o modelo de AI deles consegue identificar essas diferença na tosse e apontar se a pessoa está infectada. 

publicidade

Para chegar nessa conclusão, voluntários fizeram gravações de tosse forçada em celulares ou notebooks, que depois os pesquisadores usaram para treinar a AI para detectar quem estava com Covid-19.

A equipe de pesquisa descobriu que sua AI consegue identificar 98,5% das tosses de pessoas que depois receberam confirmação de que tinham Covid-19. Além disso, o modelo também identificou tosse de pessoas com o vírus, mas que não apresentavam sintomas, com 100% de precisão.

Grandes companhias de tecnologia já estavam trabalhando para usar AI para abordar a crise do Covid-19. O Facebook, por exemplo, usou inteligência artificial para prever a propagação do vírus, e a ação se mostrou bastante eficaz nos EUA. O FitBit também está tentando usar a tecnologia para rastrear sintomas de infecção.

A ideia agora é incorporar o modelo de AI do MIT num aplicativo de uso fácil, onde o usuário tosse diariamente no celular para saber instantaneamente se tem Covid-19. Se for aprovado pelas organizações oficiais de saúde, o aplicativo pode se tornar uma ferramenta simples e gratuita de pré-diagnóstico para todo o mundo.

publicidade

Via Android Headlines e Olhar Digital.