Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Nos últimos anos surgiram vários rumores e vazamentos que sugerem que a Apple está desenvolvendo seu próprio mecanismo de pesquisa. Uma postagem recente do Financial Times, por exemplo, sugere que os esforços da Apple neste campo estão aumentando.

É muito provável que a Apple esteja desenvolvendo um produto de busca devido à atual situação legal do Google. O Big G está sendo investigado por supostas violações antitruste, que se concentram na Pesquisa Google. Dessa forma, caso o Google tenha que reverter suas parcerias devido a essa investigação, a Apple pode ter problemas.

publicidade

Hoje em dia, o mecanismo de busca padrão em iPhones da Apple é o Google. Segundo uma reportagem do New York Times, o Google paga à Apple até US$ 12 bilhões por ano por esse privilégio nos iPhones. Se o Google não puder mais fazer isso, um mecanismo de busca da Apple será necessário, ou a Apple poderá enfrentar problemas de experiência do usuário.

Mecanismo de pesquisa da Apple: o que está havendo?

A matéria do Financial Times resume os esforços que a Apple já empreendeu no campo das buscas. Por exemplo, ela contratou várias pessoas com histórico de trabalho relacionado ao desenvolvimento de mecanismos de pesquisa (incluindo ex-Googlers) e aumentou suas ofertas de empregos relacionadas ao mesmo tópico. A reportagem também comenta um forte aumento na atividade relacionada ao “Applebot”, um rastreador da web que agrega grandes quantidades de dados da Internet.

Há pouco tempo a Apple mudou a forma como as pesquisas funcionam em iPhones. Agora, os primeiros resultados das pesquisas na web vêm da Apple e não mais do Google. Parece que isso está acontecendo apenas no iOS 14.

Mas, até o momento, não está claro se a Apple pretende enfrentar ativamente o Google na indústria de buscadores. Isso parece uma tarefa temerária, considerando como outros motores de busca mal conseguem competir com o Google.

publicidade

No entanto, se esse processo antitruste derrubar os argumentos do Google, o cenário de mecanismos de pesquisa pode ser bem diferente.

De qualquer forma, tudo indica que um mecanismo de busca da Apple esteja sendo desenvolvido, pelo menos quando se trata de iPhones. Assim, precisamos esperar para ver qual será o desfecho dessa história.

Via Olhar Digital.