Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

A casa de leilões Bonhams colocou à venda uma das placas de circuito originais para a blue box desenvolvida por Steve Wozniak, co-fundador da Apple. O lance inicial do item, que vai a leilão no próximo dia 5, está entre US$ 8 e 12 mil (entre R$ 45 e 70 mil, aproximadamente).

As blue boxes eram dispositivos utilizados por phone phreakers para burlar sistemas de centrais telefônicas e obter ligações gratuitas e foram usadas desde os anos 50, mas os primeiros modelos digitais foram criados por Wozniak no começo dos anos 70.

publicidade

Entre 1972 e 1973, Woz, sob a alcunha de “Berkeley Blue”, e seu parceiro Steve Jobs, como “Oaf Tobar”, produziram ilegalmente as bugigangas na Universidade de Berkeley e as venderam por toda a Califórnia. Esta, aliás, foi a primeira empreitada comercial da dupla.

“Se não fosse pelas ‘blue boxes’, não haveria Apple. Estou 100% certo disso”

A frase acima foi dita por Steve Jobs, responsável por comercializar os dispositivos.

Placa de circuito para "blue box" vai a leilão no próximo dia 5 de novembro

A placa de circuito original que integrava a “blue box” de Steve Wozniak (Divulgação/Bonhams)

Poucas blue boxes sobreviveram ao tempo, já que boa parte foi confiscada durante batidas policiais. Desse modo, o número de placas de circuito que sobraram é ainda menor.

publicidade

Ainda que Wozniak tenha dito que a dupla produziu entre 40 e 50 aparelhos, Jobs estimava que o número tenha chegado perto de cem. “Eu juro que, até hoje, nunca projetei um circuito de que me orgulhasse tanto”, lembra Wozniak, em sua autobiografia, publicada em 2006. “Um conjunto de peças que pudessem cumprir três tarefas simultâneas em vez de duas. Era incrível.”

Via Apple Insider.