A área de desenvolvimento do Google Maps, conhecida como Google Maps Platform, está lançando uma atualização do app para empresas de corrida e entrega. O novo serviço se baseia na função de rotas do aplicativo Google Maps, permitindo encontrar motoristas e entregadores nas proximidades, depois repassando as informações de progresso para os clientes.
A função encontra rotas otimizadas para os motoristas, além da possibilidade das empresas diferenciarem entregadores com moto ou bicicleta, por exemplo. Como a equipe aponta, essa função de “rotas preferidas” facilita previsões de hora de entrega, assim como estimativas de preço mais corretas.A função também conta com avaliações personalizadas, baseadas em necessidades específicas. Tudo isso para garantir que o motorista certo seja combinado com a melhor rota.
Em 2018, a Google Maps Platform já tinha trabalhado em soluções no aplicativo para empresas de compartilhamento de viagem. Mas os desenvolvedores não pensaram nas entregas, um nicho que decolou com a pandemia.
No anúncio de hoje, o gerente de produtos sênior do Google, Eli Danziger, escreveu: “Com nossos 15 anos de experiência em mapear o mundo, a solução de Viagens e Entregas vai ajudar as empresas a melhorar suas operações. Além disso, vamos transformar a jornada de motoristas e clientes, desde o agendamento até a chegada do motorista ou entregador. Nosso serviço vai facilitar as previsões do valor e encerramento das viagens”.
Diferencial
Grandes companhias de compartilhamento de viagens e entregas têm suas próprias equipes trabalhando em tecnologias do tipo. E de fato, há muito dinheiro para ganhar na criação de funções assim. Os nomes já estabelecidos desse mercado provavelmente não vão passar a usar o novo serviço do Google. Mas é aí que está o diferencial: pequenas empresas entrando no negócio agora podem se tornar uma boa concorrência. A solução do Google Maps permite entrar em novos mercados sem o custo de criar uma grande equipe de tecnologia, ou ter que comprá-la de vários fornecedores.
Via TechCrunch.